quarta-feira, 2 de junho de 2021

A maior obra de Bolsonaro: controlar a PF

Assine e leia AGORA a nova edição da revista Crusoé

 

Abrir newsletter no navegador
O AntagonistaCrusoé
 

 

ele conseguiu

 


Na edição desta semana, a Crusoé  mostra por que se tornou a grande referência do jornalismo investigativo que fiscaliza todos os poderes. Depois de mostrar como Jair Bolsonaro estava estendendo os seus tentáculos na Polícia Federal, a fim de proteger a sua própria família de investigações, a revista voltou a campo para mostrar que o presidente da República cumpriu a sua promessas de politizar a corporação em seu benefício. Hoje, como mostra a Crusoé, a PF não tem mais no combate à corrupção uma das suas prioridades. Os anúncios de grandes apreensões de drogas servem para escamotear esse fato.


Leia um trecho da reportagem da revista:

 

"Em abril, Crusoé mostrou como a escolha do novo diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino, representou um passo adiante no plano de Jair Bolsonaro para dominar a corporação. De perfil político, o delegado ocupou cargos em governos estaduais por indicação de caciques evangélicos e exerceu funções de confiança em tribunais superiores. Pouco mais de um mês à frente do cargo, Maiurino quer mudar alguns procedimentos já consagrados na instituição. Ele pretende, por exemplo, retirar dos delegados a autonomia para conduzirem sozinhos investigações contra autoridades com foro privilegiado, como ministros do governo e do Judiciário. Pela proposta do novo diretor, os inquéritos destinados a apurar suspeitas sobre essas autoridades seriam "concentrados no órgão central da Polícia Federal, nos moldes da estrutura utilizada pela Procuradoria-Geral da República". A ideia é clara: estabelecer um controle, na cúpula, sobre as investigações mais sensíveis que estiverem em curso. Como não é possível dizer isso de maneira explícita, o jeito é lapidar o argumento para parecer algo natural. Maiurino, ao defender a mudança, diz que as posições dos delegados precisam ser uma posição "institucional" da Polícia Federal."


Assine a Crusoé , a revista que não larga o osso e fiscaliza TODOS os poderes e, assim, apoie o jornalismo investigativo e independente, que não recebe dinheiro de governo nenhum. A Crusoé só depende de você.

 

 

Boa leitura e um abraço,

 

Equipes O Antagonista e Crusoé 

 
Facebook Twitter Youtube Google+ Instagram Soundcloud
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário