Polêmico, Kissinger foi agraciado com o Nobel da Paz, mas deixou suas digitais em episódios como o apoio americano ao golpe militar do Chile em 1973 e a invasão do Timor-Leste, além da Guerra do Vietnã. Gênio da diplomacia para alguns, criminoso de guerra para outros.
Entre estes últimos, Jamil Chade, que elenca as intervenções de Kissinger na geopolítica mundial —o colunista, inclusive, cita-o como o responsável por criar as condições de caos que desaguaram nas atuais crises no Oriente Médio. Para Chade, a lápide de Kissinger, além de seus feitos, deveria registrar o "infame" Nobel da Paz que recebeu, além das "sombras de milhares de nomes de vítimas de suas políticas".
Já Reinaldo Azevedo afirma que Kissinger era "detestável" e "odiável", mas admite que seu realismo político tornava o mundo mais seguro do que está hoje com alguns "bobalhões" a dominar a diplomacia.
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
30 DE NOVEMBRO DE 2023
Dicas de programas para seu tempo livre
Por Carol Zappa redatora
Caro leitor,
Entre Beethoven e Zé Keti, fique com os dois. Neste domingo, os violinos, violoncelos e trombones da Orquestra Sinfônica Brasileira se unem a tamborins, caixas e surdos na nova edição do Projeto Aquarius, que recebe o cantor Belo para um show gratuito na Praça da Apoteose. Ainda nos palcos, a vedete Virginia Lane ganha um musical estrelado por Suely Franco no Copacabana Palace. O fim de semana ainda tem boas estreias e uma mostra do mestre Scorsese no cinema, além de novidades nos museus. No clima do Latin America's 50 Best, o "Oscar da gastronomia" que tomou conta da cidade esta semana, tem menu de chefs estrelados a R$ 45 na Lapa, e ainda uma viagem aos sabores de Portugal com novidades da Terrinha. Aproveite!
ENCONTRO QUE DÁ SAMBA Misturando erudito e popular, Projeto Aquarius une OSB, Belo e ritmistas em concerto-show gratuito na Apoteose, em homenagem ao Dia do Samba, que vai de Beethoven a Zé Keti
CINEMA A vida em três perspectivas "Monster", do renomado diretor japonês Hirokazu Kore-eda, "sacode magistralmente a percepção do espectador". Veja essa e as outras estreias da semana
'O QUEBRA-NOZES' NO TEATRO CASA GRANDE - 50% OFF Na ponta dos pés O clássico natalino "O Quebra-Nozes" chega aos palcos com a Companhia BEMO. Serão 8 espetáculos de tirar o fôlego! Assinante O GLOBO tem 50% de desconto. Garanta já.