segunda-feira, 3 de abril de 2023

Tiago Mattos, da Aerolito, conta o que é preciso para ser fluente em futuros

Visualizar como página web

EDIÇÃO #193 - 03 DE ABRIL DE 2023                                   

TIAGO MATTOS, DA AEROLITO, EXPLICA POR QUE NÃO SE INTITULA MAIS "FUTURISTA" E ATACA O MERCADO DA "SUPOSTA INOVAÇÃO"

Quando tinha 26 anos, o gaúcho Tiago Mattos deixou para trás uma já premiada carreira de redator publicitário para fundar sua própria escola de criatividade. A Perestroika transformou a educação adulta em algo mais dinâmico e próximo ao empreendedorismo; em seguida, a escola se desdobrou na Sputnik, com foco em projetos in company. Em 2014, sete anos depois daquela primeira guinada, Tiago deixou as funções executivas e de gestão na Perestroika (da qual permaneceu como sócio até 2019), para se dedicar a um novo projeto, a Aerolito. A sacada da Aerolito começou a germinar na cabeça de Tiago em 2012, durante as dez semanas que ele passou na Singularity University — escola no Vale do Silício montada por Nasa e Google. Lá, entrou em contato com o futurismo.

Hoje, aos 43, Tiago se define como um investigador de futuros e continua à frente do ecossistema de futures literacy, ou "alfabetização em futuros". Isso quer dizer que, na Aerolito, ele investiga tecnologias emergentes, cenários futuros e ajuda empresas a entender o que está por vir para inovar mais e melhor no presente.

"É como se a gente fosse uma escola de inglês. Só que, em vez de ensinar inglês, a gente ensina futuros"

Na conversa com o Draft, Tiago Mattos fala sobre inovação, economia criativa (ele já empreendeu 16 projetos, incluindo aceleradora, coworking, consultoria de aprendizagem e um bar), e explica por que pensa sempre em futuros, no plural.

LEIA MAIS
NETZERO

NETZERO AMPLIA A VISIBILIDADE E REPERCUSSÃO DO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE DA SUA EMPRESA

Através do projeto "Por Dentro do Relatório"NetZero garante que as informações mais importantes do seu relatório de sustentabilidade serão lidas por uma grande audiência qualificada. No site, os destaques ESG da sua empresa terão a visibilidade necessária para chamar a atenção dos seus públicos de interesse.

NetZero tem uma equipe especializada em brand journalism, que transforma seus dados em narrativas cativantes, para gerar expressivos resultados e repercutir os principais avanços do seu Relatório de Sustentabilidade.

Empresas como Vivo, JBS, Abralatas, Melhoramentos, Lunelli e Equatorial Energia já divulgaram seus relatórios com NetZero.

Venha participar dessa iniciativa vencedora de NetZero!

Clique abaixo e vamos te conectar com Marcelo Moraes, CEO de NetZero. 

QUERO DIVULGAR MEU RELATÓRIO
NEGÓCIOS SOCIAIS

T&D SUSTENTÁVEL: CHEGA DE DESPERDÍCIO DE ÁGUA
Criado no semiárido nordestino, ele hoje ajuda empresas e hospitais a economizarem água (e dinheiro) de maneira inteligente.

LEIA MAIS
INSIGHTS

VIVEMOS NUM MUNDO DE "CEOs ENCOLEIRADOS" 
A consultora Patricia Cotton explica seu conceito de "CEOs encoleirados" e por que precisamos de um novo paradigma de liderança.

LEIA MAIS
NEGÓCIOS CRIATIVOS

O JORNALISMO SE REINVENTA PARA SOBREVIVER
Conheça o coletivo Matinal Jornalismo, que equilibra o olhar para a realidade local e reportagens com denúncias de alcance nacional.

LEIA MAIS
LIFEHACKERS

COMO FALAR SOBRE ABUSO SEXUAL COM AS CRIANÇAS 
No livro A Coragem de Lina, Tássia Hallais aborda o tema com linguagem lúdica e delicada para ajudar crianças a identificar abusos e a se proteger.

LEIA MAIS
OPORTUNIDADES

DESAFIO ECORODOVIAS
A EcoRodovias convida startups a apresentarem soluções de IA para identificar e prevenir causas de acidentes rodoviários. A solução deve partir do cruzamento de informações dos acidentes e registros que já constam no banco de dados das concessionárias.
Quando: inscrições até 7 de abril

BOOTCAMP MICROSOFT DYNAMICS 365
A startup DIO e a Microsoft oferecem 5 mil bolsas para um bootcamp com foco na plataforma de CRM da Microsoft. O programa irá do básico ao avançado, com cinco módulos e duração de 95 horas.
Quando: inscrições até 9 de abril

IMPACTAMOB: INOVAÇÃO ABERTA EM MOBILIDADE URBANA
A iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen e Artemisia vai apoiar até três negócios de impacto alinhados à temática com recursos financeiros, mentoria e acompanhamento do desenvolvimento das soluções. 
Quando: inscrições até 10 de abril

PROJETO ESCOLA DE MENTORES
Patrocinada pela Whirlpool, a ação recebe 15 inscrições de startups de Rio Claro (SP) e 15 de Joinville (SC) e prevê mentorias em temas como gestão, liderança e soft skills. Depois, as equipes serão desafiadas a desenvolver soluções que reduzam os efeitos das mudanças climáticas.
Quando: inscrições até 14 de abril

OPEN DEXCO
Esta é a 2ª edição do programa, desenvolvido em parceria com a consultoria Innoscience, e traz 11 novos desafios para as startups interessadas em participar solucionarem. O objetivo do programa é melhorar a eficiência e a produtividade das operações e negócios da Dexco. 
Quando: inscrições até 28 de abril

Quer sugerir uma pauta?
Quer fazer negócios com o Draft?
Quer assinar essa newsletter?

FACEBOOK  LINKEDIN  INSTAGRAM  TWITTER  YOUTUBE

Enviado por The Factory Copyright © 2022, All rights reserved.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário