Na mesma cerimônia em que deu posse a seus 37 ministros, Lula iniciou a revogação de medidas de Bolsonaro. Por exemplo, fez mudanças na regulamentação de armas, incluindo a suspensão de registros de novas armas por caçadores, atiradores e colecionadores (CACs). Começou trabalhando, destaca Tales Faria. .......................... Também assinou a liberação do pagamento de R$ 600 do Bolsa Família e prorrogou por 60 dias a isenção de impostos nos combustíveis. Outra medida foi encarregar a Controladoria Geral da União de rever em até 30 dias sigilos impostos por Bolsonaro. .......................... Outro decreto assinado ontem por Lula determina o combate ao desmatamento na Amazônia e em outros biomas brasileiros, com a restauração de funções do Ibama. As mudanças na área ambiental (entre elas, a revogação da flexibilização do garimpo em terras indígenas) são tentativa de criar um choque de credibilidade, analisa Jamil Chade. Pingou até um dinheirinho para a preservação da Amazônia. A Alemanha anunciou a liberação de 35 milhões de euros (cerca de R$ 200 milhões). .......................... O cacique Raoni, de 93 anos, subiu a rampa do Planalto ao lado de Lula e foi uma das pessoas a entregar a ele a faixa presidencial. Jeferson Tenório sentiu mudança no estado de espírito do Brasil. .......................... Não houve golpe nem atentado, mas a subida da rampa do Planalto teve Resistência (a cachorrinha de Lula). E a PF derrubou quatro drones que não tinham autorização para voar na Esplanada dos Ministérios. .......................... A íntegra dos discursos de Lula. .......................... Cardápio de dar água na boca no jantar da posse de Lula. Um resumo: - Gin tônica com flor de clitória (de Bela Gil).
- Bolinho de feijoada (de Kátia Barbosa).
- Casquinha de castanha com farola de licuri (de Nara Amaral).
- Acarajé (da Casa de Mainha).
- Pudim de tabuleiro de tapioca (de Ieda de Matos).
.......................... Os comandantes das Forças Armadas acompanharam o discurso de Lula no Palácio do Planalto. .......................... Lula precisa se preparar para cobranças. O lider indígena Beto Marubo diz: "Não vamos dar um cheque em branco para o governo Lula".
****************** SEU BOLSO Novas regras para o Pix começam a valer hoje. .......................... Mariana Londres conta que o incentivo para a energia solar vai acabar na sexta, encarecendo a conta para novos usuários. ****************** PELÉ O velório começa hoje, em Santos. Veja como prestar a última homenagem ao Rei do Futebol. ****************** CERCADINHO Murchou o acampamento na frente do QG do Exército em Brasília, com boa parte dos bolsonaristas deixando o local. .......................... Bolsonaristas não gostaram de um post do Exército em seu perfil no Twitter saudando o novo ano. Queriam golpe. ****************** NA NEWSLETTER DE VIVA BEM Sedentarismo e sono ruim são dois hábitos que devem ser combatidos por quem quiser ter saúde e emagrecer em 2023, destaca o boletim. Inscreva-se para receber dicas de vida saudável toda segunda, quarta e sexta. ****************** NA NEWSLETTER DO JAMIL CHADE Todo sábado, Jamil Chade escreve para uma personalidade. A carta mais recente foi endereçada a Lula, com um alerta sobre a importância de seu terceiro mandato para a democracia brasileira. Para receber o boletim, cadastre-se. ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário