Separamos três investimentos que possibilitam viver de renda que podem valer a pena. Veja também quanto esses investimentos renderam em 2022 e quais as perspectivas para 2023. Por que escolher investimentos que pagam renda? - Investimento para viver de renda é aquele em que um ativo gera um valor mensal capaz de sustentar uma pessoa sem que ela necessite trabalhar.
- Aplicar em Tesouro Direto, fundos imobiliários (FIIs) e ações são exemplos de oportunidades para conseguir mais dinheiro no bolso.
- Mas antes de se aventurar nelas, existem informações que todo investidor precisa saber, como o funcionamento e rendimentos.
Tesouro Direto - O Tesouro Direto engloba vários títulos públicos de renda fixa que o governo disponibiliza através de bancos e corretoras para que os interessados apliquem.
- É considerado o investimento mais seguro do Brasil, pois o risco de o país quebrar e o investidor perder o seu dinheiro é praticamente zero, segundo Rhamon dos Santos, consultor e educador financeiro da Santos Finanças.
- Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e o Tesouro IPCA+ são exemplos.
- Os rendimentos dos investimentos no Tesouro Direto possuem cobrança regressiva de Imposto de Renda (IR), que é feita ao sacar o dinheiro.
"A melhor opção do Tesouro Direto para viver de renda passiva seria investir no Tesouro Selic, que tem rentabilidade todos os dias. É capaz de gerar um valor mensal suficiente para pagar as contas, dependendo do custo de vida." Rhamon dos Santos, educador financeiro da Santos Finanças Fundos imobiliários - Os FIIs são investimentos classificados como renda variável, em que o investidor compra cotas de um fundo listadas na B3, a Bolsa de valores brasileira.
- Além da possível valorização das cotas, os fundos pagam dividendos todos os meses.
- Os rendimentos dos fundos imobiliários são isentos do Imposto de Renda, porém, é necessário declará-los anualmente à Receita.
Ações - O investimento em ações é o mais arriscado dos três, pois está muito sensível a tudo que acontece no mundo, e é tido como renda variável.
- Quem tem uma ação de uma empresa listada na B3 pode receber parte do lucro que ela distribui aos seus acionistas.
- Para investir em ações, é necessário estudá-las e entender como funciona esse mercado, afirma Santos. Da mesma forma que pode gerar muito dinheiro, também pode causar perdas significativas.
- Um ponto importante é que os dividendos não são passíveis de cobrança de Imposto de Renda, mas também devem estar presentes na declaração anual.
Quer saber qual foi o retorno no ano passado, quanto você teria ganhado com R$ 10 mil investidos e o que deve acontecer com esses investimentos neste ano? Confira a análise completa no UOL Investimentos. ********** NA NEWSLETTER A COMPANHIA A newsletter A Companhia desta semana analisa a Energisa, uma empresa que pode ser uma alternativa para momentos de alta instabilidade. Para se cadastrar e receber a newsletter semanal, com análise detalhada de uma empresa, clique aqui. Queremos ouvir vocêTem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário