O ministro do STF Luís Roberto Barroso determinou a apuração de possível participação de autoridades (não divulgou quais) da gestão Bolsonaro na prática de supostos crimes de genocídio, desobediência e quebra de segredo de Justiça relacionados à segurança de comunidades indígenas. .......................... Lula mandou cortar o tráfego aéreo e a circulação de barcos de garimpeiros no território dos yanomamis. É o primeiro passo para a retirada dos invasores. Decreto assinado pelo presidente permite a ação da Força Nacional na região para proteger as equipes de saúde e de assistência aos indígenas. A Polícia Federal e o Ibama poderão "interditar" aviões e equipamentos do garimpo. .......................... A FRASE Resolvemos tomar uma decisão: parar com a brincadeira. Não terá mais garimpo. Pode demorar um, dois dias, não sei. Pode demorar um pouco, mas que nós vamos tirar eles, nós vamos. Lula, durante entrevista coletiva em conjunto com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. .......................... O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, pediu a presença permanente das forças de segurança federais na Terra Indígena Yanomami. .......................... Jamil Chade conta que o governo Lula vai convidar o representante da ONU sobre genocídio a visitar o Brasil para investigar a situação dos povos indígenas. A busca por apoio externo deve ampliar a pressão sobre Bolsonaro e inclui a entrega aos principais órgãos internacionais dos relatórios produzidos sobre a crise em Roraima. .......................... Ricardo Kotscho pergunta: o que seria dos indígenas e da Amazônia se Lula não tivesse sido eleito?
****************** ATOS GOLPISTAS Com mais 225 pessoas denunciadas pelo Ministério Público Federal por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro, o total subiu para 479. .......................... O grupo de advogados Prerrogativas pediu à Procuradoria Geral da República e à Procuradoria Geral Eleitoral a investigação do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, por supostos crimes contra o Estado Democrático de Direito. A base das representações é uma declaração dele sobre a existência "na casa de todo mundo" de minutas de um decreto golpista. ****************** SOB NOVA DIREÇÃO Em visita ao Brasil, o chanceler alemão, Olaf Scholz, disse que a "democracia resistiu" aos ataques golpistas do dia 8 de janeiro em Brasília. Ao lado de Lula, ele celebrou a "volta à cena mundial" do Brasil. .......................... Pela primeira vez uma mulher deve assumir a embaixada do Brasil nos EUA. Indicada pelo governo Lula, Maria Luiza Ribeiro Viotti precisa ser aprovada pelo Senado. .......................... X-Tudo na Mesa Diretora da Câmara, com a (muito provável) reeleição de Arthur Lira: PP, PL, PT, União Brasil, MDB, PSD e Republicanos terão cargos. .......................... O PL se fia em votos "silenciosos" para conseguir a eleição de Rogério Marinho como presidente do Senado, conta Juliana Dal Piva.
****************** CERCADINHO "Para clarear a cabeça", Bolsonaro pediu visto de turista nos EUA, segundo um escritório de advocacia. O visto diplomático do ex-presidente venceu ontem. O pedido, segundo Kennedy Alencar, passa recibo de "culpa no cartório".
****************** SEU BOLSO O abono PIS/Pasep 2023 começa a ser pago em fevereiro; veja calendário. ****************** NA NEWSLETTER SPLASH TV Todos os dias, o boletim vai por email com o que é preciso saber sobre o que rolou no BBB 23. Para receber, inscreva-se. ****************** NA NEWSLETTER DO FLAVIO GOMES Na edição desta semana, Flavio Gomes lista aniversários marcantes da Fórmula 1, começando pela vitória de Emerson Fittipaldi, em 11 de fevereiro de 1973, do primeiro GP do Brasil válido pelo Mundial. Para receber o boletim todo domingo, cadastre seu email. ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário