Bolsonaro e o camarão: se não mastigar direito, isso acontece com você | Mirela Leme , Editora Jolivi | Olá, tudo bem? Mirela Leme, editora da Jolivi por aqui. A notícia de que o presidente Bolsonaro foi internado por conta de uma obstrução intestinal provavelmente chegou até você no começo do ano de 2022. Passado o problema, o médico Antonio Macedo disse que a obstrução intestinal do presidente foi causada por camarão mal mastigado. Uma das respostas do presidente, foi: "Eu não almoço, eu engulo". Omeprazol, Coca-Cola, leite condensado com pão. A gente já sabia que os hábitos do presidente já não são um exemplo e agora mais essa. Bolsonaro precisa mastigar o que coloca no prato para não parar no hospital de novo. Todo mundo precisa mastigar direito o que come, seja camarão ou o que for. Você mastiga errado, engole o almoço correndo, toma Coca-Cola? Eu sugiro que você não siga o exemplo do presidente. Vou te explicar por quê. Se você não mastiga a sua comida direito, sabe o que acontece? RE-FLU-XO. A não mastigação dá mais trabalho para o seu estômago do que ele naturalmente foi criado para ter. E com refluxo, o que você faz? Toma um omeprazol, assim como o presidente já disse que toma. Medicamentos da classe dos inibidores da bomba de prótons — os prazol que você encontra na farmácia — estão associados a um risco aumentado de câncer gástrico em duas vezes. A afirmação é de estudo publicado em 2019 na revista científica Therapeutics Advanced in Gastroenterology. Ou seja. O caminho não é dos melhores. Você não mastiga direito > tem refluxo > toma omeprazol > pode ter câncer. Acho que mastigar direito pode ser mais fácil que colocar sua saúde na berlinda, concorda comigo? Alguns ensinamentos que são compartilhados pelos especialistas da Jolivi e que servem para o presidente e pra você: - Coloque comida de verdade no prato;
- Mastigue mais vezes antes de engolir;
- Evite o omeprazol e a dependência de medicamentos.
Quer trocar a Coca-Cola por um chá? Se você já é uma vítima do refluxo, que tal falar com o seu médico sobre o desmame gradual do prazol — não adianta parar abruptamente que a emenda sai pior que o soneto — e a troca por um chá? Consultei as recomendações da professora Lara Gabriela Cerqueira no Plantas & Bem-Estar e, para quem tem refluxo, ela sugere o uso do chá de aroeira ( Schinus terebinthifolia). Um estudo clínico realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com médicos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) comparou os efeitos da aroeira justamente com o omeprazol em pacientes com gastrite. Eles concluíram que a erva foi tão eficiente quanto o medicamento no tratamento dos sintomas — e sem os efeitos colaterais. O que a Lara explica para os assinantes é que o consumo da aroeira não deve ultrapassar o período de 28 dias porque o corpo tende a se adaptar às ervas e elas podem perder a sua ação terapêutica. Para saber sobre outras plantas para revezar com a aroeira, te convido a conhecer o Plantas & Bem-Estar da professora Lara. O consumo de aroeira é contraindicado para gestantes e lactantes. A dose diária é de 1 a 3 xícaras (de 150ml cada) por dia. O ideal é tomar antes das refeições. Além disso, a professora explica que todo chá deve ser consumido com uma distância de 1h30 a 2h em relação a qualquer medicamento sintético. Vai comer camarão? Se você comer camarão direito, ele é rico em ômega 3 que faz bem pro seu coração. Não esqueça que este ano tem o que todo mundo tá esperando: Copa do Mundo. E, como diria Galvão Bueno, este ano "é teste pra cardíaco, amigo". Nos falamos em breve,  | | O segredo para um coração robusto | | Foi descoberto nos mares profundos do Pacífico um elemento natural com efeitos impressionantes para o coração - normaliza a pressão, evita coágulos e regula os batimentos cardíacos. Basta uma dose por dia para sentir todos os benefícios. Descubra como aqui. | | | |