quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 218.516.637 contaminados e 4.544.610 mortos no mundo. No Brasil são 20.804.215 contaminados e 581.150 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 5,35 bilhões. No Brasil são 194.877.917 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
TERCEIRA DOSE
 
O governo de São Paulo divulgou o calendário de vacinação da dose de reforço para idosos e imunossuprimidos, grupo composto por 7,2 milhões de pessoas. A administração será feita por faixas etárias e avançará de forma decrescente. Entre 6 e 12 de setembro, poderão receber idosos a partir de 90 anos. Após o anúncio, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em nota, advertiu que não garantirá o envio de imunizantes para estados e municípios que adotarem esquemas diferentes do plano nacional. Na cidade de São Paulo, começou a valer o passaporte da vacina para eventos com mais de 500 pessoas como shows, feiras, eventos e congressos.
 
BENEFÍCIOS DA VACINA
 
Um estudo realizado no Reino Unido e publicado no científico The Lancet Infectious Diseases confirmou a eficiência das vacinas contra a Covid-19 na redução de casos graves e internações. A pesquisa mostrou que diagnosticados com a doença após terem recebido uma ou duas doses de um imunizante tiveram chances menores de apresentar quadros severos ou serem hospitalizadas em comparação a indivíduos não vacinados. Além disso, a imunização ajudou a diminuir o risco de desenvolvimento de sintomas da doença e da Covid longa. Foram analisados dados de 1,2 milhões de adultos entre dezembro de 2020 e julho de 2021.
 
TURISMO LIBERADO
 
O governo de Portugal liberou a entrada de brasileiros no país, proibida desde março de 2020. Com a mudança, turistas do Brasil não precisarão mais cumprir quarentena obrigatória de catorze dias. O despacho não detalha se a apresentação de um comprovante de vacina será obrigatória. Já na Itália, o uso do passaporte sanitário foi ampliado e agora é necessário para quem viaja em trens de alta velocidade, aviões, balsas e ônibus inter-regionais. O certificado, que pode ser apresentado em versão digital ou impressa, mostra se a pessoa recebeu ao menos uma dose de vacina, testou negativo ou se recuperou recentemente da doença.
 
BAQUE NA SAÚDE MENTAL
 
Uma pesquisa realizada pelo Ipec, a pedido da Pfizer Brasil, revelou que 79% das pessoas tiveram a saúde mental afetada pela pandemia de alguma forma. A maioria dos entrevistados (23%) relata que a principal causa de stress é a situação financeira difícil ou o acúmulo de dívidas, seguido pelo medo de pegar a Covid-19 (18%) e a morte de alguém próximo (12%). O levantamento revelou que os jovens de 18 a 24 anos foram mais afetados. Enquanto na média geral a taxa de pessoas que classificaram sua saúde mental durante a pandemia como ruim ou muito ruim ficou entre 5% e 25%, nos jovens os índices foram de 39% e 11%, respectivamente.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário