Pode uma empresa ser muito rica, mas ter pouco dinheiro? Essa é a realidade da chinesa ByteDance. Nunca ouviu falar? Essa é a corporação que controla o TikTok. Esse eu tenho certeza que você conhece. Segundo o colunista Felipe Zmoginski, de Tilt, a ByteDance é, sem dúvidas, uma empresa de sucesso, mas ainda disputa um lugar ao sol em um mercado ultracompetitivo e, por isso, gasta absurdos em marketing e captação de novos usuários para manter seu ritmo de crescimento. A ByteDance está atrás de dinheiro (e quem não está?). Apesar de ser avaliada em mais de US$ 250 bilhões, a empresa não deve captar recurso da forma tradicional, ou seja, por meio de fundos de investimento e na abertura de capital. A grande questão é que a China vem regulando o setor de Big techs de forma rigorosa e, por causa do crescente conflito comercial e tecnológico com os Estados Unidos, tudo o que Pequim não deseja é ver suas estrelas tech buscando dinheiro —e cedendo ações— para investidores americanos. Serviços especializados em análise financeira, como Bloomberg e Forbes, afirmam que representantes da companhia circulam por financeiras negociando empréstimos ou mesmo a venda de ativos da empresa que lhes permita captar US$ 4 bilhões, dinheiro necessário para a ByteDance quitar compromissos de "curto prazo" e manter seus planos de investimento inalterados. O TikTok é um sucesso absoluto em diversos países do mundo, incluíndo o Brasil e os Estados Unidos. A dificuldade para se financiar pode significar que o aplicativo não consiga se sustentar no longo prazo. Além disso, a empresa vem adotando protocolos diferentes na China. Nesta semana, a companhia afirmou que fará o TikTok ser menos usado por crianças e adolescentes por lá. Na China, meninos e meninas terão um limite máximo de 40 minutos de diversão no app a cada dia. O limite faz parte do esforço de Pequim para fomentar uma juventude mais atlética e estudiosa Mas, se você é fã das dancinhas, dos vídeos engraçados ou até mesmo dos educativos, o sucesso do TikTok ainda deve por um tempo. A ByteDance parece longe de reduzir seu apetite por novos negócios —e investimentos. Esta semana, por exemplo, o site chinês 36Kr divulgou que a corporação planeja lançar, ainda neste ano, um app de streaming de música, ou seja, um "Spotify chinês". Por lá, este mercado já é dominado pela Tencent, que detém mais de 70% de market share neste segmento.
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