Cada real investido em publicidade em 2020 gerou R$ 8,54 para a economia brasileira. Esta é a principal conclusão do estudo "O valor da publicidade no Brasil", produzido pela Deloitte a pedido do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação do país. Para estimar o impacto da publicidade na atividade econômica, a Deloitte utilizou um modelo econométrico, criado pela consultoria no Reino Unido, que analisa a correlação entre valor bruto investido em propaganda no país e o PIB brasileiro. O modelo foi adaptado no Brasil para validar o impacto da publicidade no contexto do país. O estudo levou em conta dados da Kantar Ibope Media e do Cenp-Meios, dois dos principais levantamentos sobre o dinheiro colocado em publicidade no Brasil, para gerar a estimativa dos investimentos no país. Segundo a Deloitte, 1% de crescimento no investimento publicitário está associado a um crescimento de 0,06% no PIB per capita. Isso significa que, em 2020, para cada R$ 1 aplicado na publicidade houve um incremento de R$ 8,54 na economia como um todo. Considerando que, ano passado, a compra de espaços publicitários nos principais meios de comunicação totalizou R$ 49 bilhões, o impacto estimado da publicidade na economia brasileira foi de R$ 418,8 bilhões no período —cerca de 6% do PIB. Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério da Economia, a publicidade gera mais de 196 mil empregos e sustenta parte de atividades econômicas que empregam cerca de 240 mil pessoas. Quando somados os segmentos diretos e indiretos, como tecnologia da informação e área gráfica, por exemplo, o estudo chega ao número de 435.370 empregos (direta ou indiretamente) relacionados ao setor.
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