quinta-feira, 24 de junho de 2021

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 179.639.390 contaminados e 3.892.872 mortos no mundo. No Brasil são 18.169.881 contaminados e 507.109 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 2,79 bilhões. No Brasil são 92.259.107 de unidades administradas. Os dados são da Our World In Data (mundial) e de VEJA (nacional).
 
A AMEAÇA DELTA
 
Ao menos onze países já identificaram a variante Delta plus, uma mutação da Delta, detectada pela primeira vez na Índia. O fato liga um sinal de alerta sobre uma possível maior capacidade de transmissão da cepa, citada pela primeira vez no Reino Unido no começo deste mês. O governo indiano, que também já registrou casos da Delta plus, teme que ela cause novamente um colapso no país. Em Israel, o avanço da variante já levanta um alerta no governo, que avalia o possível retorno de medidas de distanciamento ou até mesmo lockdown. O país registrou nesta semana o maior número de casos em dois meses.
 
BRASIL X EUA
 
O Brasil chegou, na última semana, a 150 dias de aplicação de vacinas contra a Covid-19, com 83 milhões de antígenos administrados e cerca de 11,9% da população imunizada com as duas doses. Embora o número de aplicações seja alto, está aquém do que foi visto em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, 36% dos americanos estavam totalmente protegidos no 150º dia da campanha. No Reino Unido, 31%, e em Israel, 59%. A chegada de mais 3 milhões de doses do fármaco da Janssen doadas pelos EUA pode ajudar o Brasil a elevar a taxa de vacinação mais rapidamente.
 
RESTRIÇÕES ESTENDIDAS
 
O governo de São Paulo prorrogou a fase de transição do Plano SP até 15 de julho. Inicialmente, esta etapa seria encerrada em 30 de junho. As medidas restritivas e os horários de funcionamento de estabelecimentos comerciais permanecem os mesmos: 40% de ocupação, até as 21h. O toque de recolher vigorará das 21h às 5h. A decisão foi motivada pelos índices elevados de casos, internações e óbitos por Covid-19. A gestão Doria anunciou também que a meta da cobertura vacinal de idosos com mais de 70 anos foi superada e atingiu 90%. No sábado, chega ao Brasil um lote de insumos suficientes para produzir 10 milhões de doses da CoronaVac.
 
ABERTOS PARA BRASILEIROS
 
Com o avanço da vacinação, alguns países voltaram a permitir a entrada de brasileiros. Ao todo, 43 destinos possuem restrições leves aos turistas do Brasil e 28 barreiras moderadas, como a solicitação de teste PCR negativo ou comprovante de vacinação. A maior parte das nações abertas está na América do Sul e Central, como República Dominicana, Costa Rica, Colômbia, México e Ilhas Bahamas. Em outros continentes, o Egito e os Emirados Árabes também aceitam brasileiros. Já entre aqueles com bloqueios moderados estão Cuba, Equador, Islândia e Irlanda. Países da União Europeia e os EUA seguem fechados aos brasileiros.
 
EXEMPLO ALEMÃO
 
A chanceler alemã, Angela Merkel, desde o início da pandemia se posicionou favorável à ciência para combater a Covid-19. Nesta semana, a líder da Alemanha completou sua imunização com a vacina da Moderna, mesmo após ter tomado a primeira dose com o imunizante Oxford/AstraZeneca. De acordo com o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, Merkel recebeu dois antígenos diferentes em um esforço consciente para encorajar as pessoas a não terem medo se forem aconselhadas nesse sentido. Vale ressaltar que ainda não há estudos conclusivos sobre a eficácia de regimes de vacinação mistos, como o usado pela chanceler.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário