quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Resumo VEJA: Política

As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA
 
Abril Comunicações
 
 
As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA. Cadastre-se também no grupo oficial de VEJA no Telegram clicando neste link.
 
 
Saiba antes. Saiba mais.
 
PIB DO BRASIL
 
A economia brasileira registrou estabilidade no terceiro trimestre e cresceu 0,1% na comparação com o trimestre anterior, segundo o IBGE. Apesar da pequena variação, o resultado surpreendeu e veio acima da estimativa do mercado financeiro, que projetava um recuo de 0,3% no período. O índice mostra a desaceleração da atividade econômica após um primeiro semestre aquecido. Ao comentar o desempenho, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu para o Banco Central 'fazer o seu trabalho', em alusão ao processo de corte da taxa de juros, e projetou uma alta do PIB de 3% neste ano.
 
BRASKEM NA MIRA
 
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas multou a Braskem em mais de R$ 72,3 milhões por suposta omissão de informações e pelo risco de colapso da mina 18, em Maceió. O local é um dos pontos críticos do afundamento causado pela exploração de sal-gema pela petroquímica. No Senado, a agenda cheia nas duas semanas e meia até o recesso dificulta a instalação, ainda este ano, da CPI proposta por Renan Calheiros para investigar o desastre socioambiental. Na terça, a prefeitura de Maceió reduziu o nível de alerta para desabamento. No mesmo dia, o Senado aprovou um empréstimo de 40 milhões de dólares para a cidade.
 
PERDAS NA EDUCAÇÃO
 
O Brasil registrou piora nos indicadores e voltou a figurar mal no Pisa, o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes, na sigla em inglês. Na edição de 2022, os jovens brasileiros apresentaram desempenho ligeiramente inferior em todas as notas, em relação à edição de 2018: em matemática, foi de 384 para 379; em leitura, ela caiu de 413 para 410; e em ciências, oscilou de 404 para 403. O relatório destaca ainda que todos os países apresentaram uma redução sem precedentes nos resultados e a principal justificativa é a pandemia. Para o próximo teste, em 2025, o Ministério da Educação pretende quadruplicar o número de participantes.
 
POSSE SEM LULA
 
Fontes ligadas ao Itamaraty confirmaram a VEJA que Lula não vai comparecer à posse de Javier Milei na Argentina, no próximo domingo, e o Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e assessores. O presidente brasileiro recebeu convite para o evento durante uma reunião em Brasília entre Vieira e Diana Mondino, anunciada como futura chanceler da Argentina. Apesar disso, a relação entre os líderes não é próxima. Durante a campanha, Milei qualificou o petista como 'corrupto' e 'comunista' e integrantes do governo brasileiro apoiaram a candidatura de Sergio Massa, derrotado pelo ultraliberal.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2023 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário