Nunca fui de criar um planejamento para a minha vida profissional. Estou sempre focado na coisa que está acontecendo ou na ideia mais forte que impera em minha mente. Eu funciono muito bem assim, com focos momentâneos e que assim que passam, passam. Tive a ideia para escrever um livro? VRUM. Em 1 mês ele está escrito. Pilhei o stand up comedy? Lá estou eu inscrito em um festival de calouros. Veio o insight de trabalhar com lideranças corporativas? Não deu nem 3 meses e eu já tinha site e palestra agendada. Isso é bom pois eu consigo tirar coisas do papel sem muito mimimi. É só ligar a chave e PLEIN, a parada acontece. MAS, isso não me ajuda muito no cenário macro. Se eu abraçar toda ideia que me aparece à cabeça, as coisas saem sem muito planejamento, e pela primeira vez na vida percebi essa forma de agir como um problema. Passei os últimos anos trabalhando de forma muito reativa e um pouco de estrutura seria bom para eu chegar mais perto dos meus objetivos profissionais. Ah, então é para criar um planejamento? VRUM, tá na mão kkkkk Passei o último mês estudando minha carreira profissional e criando gráficos, listas e cronogramas para definir como será minha atuação nos próximos dois anos. Em primeiro lugar, listei todos meus interesses profissionais. Criatividade, comédia, escrita ficcional, lideranças, comunicação, impacto social, Shoot, etc. Depois disso, defini quais seriam meus focos nos próximos dois anos. Por que né, não dá para acreditar que em 2 anos conseguirei trabalhar bem em todos meus interesses (visto que eles são muito variados). Foi preciso focar. Definido os focos, hora de ver quais ações me ajudariam a impulsioná-los. Listei tudo e segui para o próximo slide (sim, importante dizer que todo o planejamento está dentro de um Keynote kkkk). No slide seguinte, distribuí em 4 semestres essas coisas que me ajudariam a bombar em cada foco, entendendo que eu não poderia fazê-las ao mesmo tempo. Por exemplo: quero escrever um livro novo, e tendo uma empresa que me ocupa algumas horas todos os dias, provavelmente serão dois meses em que não poderei focar em nenhum outro projeto paralelo que não a escrita do livro. Ou seja, usei o bom senso e fui distribuindo as coisas ao longo dos dois próximos anos. Para ajudar nessa distribuição, fui inspirado pela minha amiga Alice Oliveira (a rainha dos gráficos e diagramas), e criei uma gráfico em forma de função (o famoso eixo X e eixo Y). Um desses eixos, o vertical, fala sobre finanças (“não dá dinheiro” / “pode dar dinheiro”). O horizontal fala sobre facilidade de execução (“fácil de fazer” / “difícil de fazer”). Isso me ajudou a entender melhor como distribuir isso no meu cronograma — dispus os projetos de forma que eu não fique muito tempo só fazendo coisas difíceis ou que não dão dinheiro. Bem, foi isso. Nessa época de final de ano é comum a gente pensar no futuro e fazer planos e metas. A minha motivação foi mais uma insatisfação com minha carreira profissional e entender que eu precisava de uma mínima estrutura para encaixar na minha vida todos meus interesses. Saio empolgado e louco para fazer tudo acontecer. Vocês fazem algo assim por aí também? Compartilha comigo pois referência é sempre bom ter. Feliz 12024 e que os planos de vocês, estruturados ou não, se concretizem <3 Espero que gostem dos links:
Oie. Meu nome é Luciano Braga. Sou realizador de diversos projetos criativos nas áreas da comunicação, comédia, ficção e impacto social. Boto minha energia em iniciativas que desafiam minha criatividade, que empoderam pessoas e que deixam um legado positivo no mundo. Quer me conhecer? Vem no meu Instagram. |
domingo, 31 de dezembro de 2023
Links do mês #093 e os próximos dois anos em um Keynote
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