terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Resumo VEJA: Política

As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA
 
Abril Comunicações
 
 
As notícias de política mais relevantes para o início do seu dia, diretamente da redação de VEJA. Cadastre-se também no grupo oficial de VEJA no Telegram clicando neste link.
 
 
Saiba antes. Saiba mais.
 
ACORDO MERCOSUL-UE
 
Ao lado do chanceler alemão, Olaf Scholz, Lula declarou que não desistiu do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia e que ainda tem esperança de que o texto seja assinado. 'Enquanto eu puder acreditar que é possível fazer esse acordo, eu vou lutar para fazer', disse. O presidente argumentou que a cúpula do Mercosul, que ocorre entre esta quarta e quinta-feira, no Rio de Janeiro, é um 'momento decisivo' para a negociação, já que o Brasil preside o bloco até este mês. Ele também divulgou uma declaração conjunta com Scholz em que os dois apoiam a resolução.
 
MACEIÓ EM ALERTA
 
A Defesa Civil da capital alagoana informou que houve uma leve aceleração na velocidade vertical de afundamento do solo acima da mina 18 da Brasken, de 0,25 cm por hora para 0,26 cm por hora. O deslocamento acumulado até agora é de 1,80m, sendo que em 24h a movimentação foi de 6,3 cm. Mais cedo, o Ministério de Minas e Energia afirmou em relatório que o acompanhamento da situação deve permanecer integral e que o risco de desabamento do bairro do Mutange ainda existe, apesar da estabilização. A Defesa Civil pede ainda que a população não circule na área afetada.
 
CASO DAS JOIAS
 
A área técnica do Tribunal de Contas da União recomendou dar a Jair Bolsonaro um prazo de quinze dias para entregar as joias presenteadas pela Arábia Saudita à Presidência. A proposta de encaminhamento ainda será analisada pelo ministro Augusto Nardes, relator do processo. Atualmente, os objetos preciosos recebidos pelo governo do ex-presidente durante duas viagens oficiais estão com a custódia espalhada entre a Caixa Econômica Federal e a diretoria de Polícia Administrativa da Polícia Federal, em Brasília, e a Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos.
 
PAZ ENTRE ALCKMIN E DORIA
 
Cinco anos após chamar o então candidato ao governo paulista, João Doria, de 'traidor', o vice-presidente Geraldo Alckmin se reuniu com o antigo apadrinhado político para selar a paz. O encontro entre os dois ocorreu durante um jantar na casa do empresário, na Zona Sul de São Paulo. Doria disse a VEJA que a aproximação teve a participação de amigos em comum. Desde o rompimento da relação, marcado por uma disputa interna de poder no PSDB e o desejo de ambos de concorrer ao Planalto em 2018, nomes próximos aos dois ex-governadores tentavam refazer os laços. Em uma rede social, Doria postou uma selfie ao lado de Alckmin.
 
INQUÉRITO CONTRA JANONES
 
O ministro do STF Luiz Fux atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República e autorizou a abertura de inquérito para investigar o deputado federal André Janones por suspeita de rachadinha. Na petição, a vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho, afirma que há 'indícios sugestivos' de que Janones 'associou-se, de forma estável e permanente, a assessores e ex-assessores por ele indicados para ocupar cargos em comissão em seu gabinete, para o fim específico de cometer crimes contra a administração pública'. O parlamentar nega as acusações. 
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2023 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário