Marina Silva assume hoje o Ministério do Meio Ambiente com o desafio de "barrar a boiada". .......................... Pode entrar dinheiro do Reino Unido no Fundo Amazônia. E a Noruega anunciou a liberação de recursos congelados durante o governo Bolsonaro. .......................... O presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, renunciou ao cargo. Deve ser substituído pelo senador petista Jean Paul Prates. .......................... Com três ministérios importantes (Planejamento, Cidades e Transporte), o MDB vê sua participação no governo Lula como volta ao poder. .......................... Lula indicou a líderes mundiais que falará com Joe Biden (pessoalmente, nos EUA, em fevereiro) e Vladimir Putin (por telefone) sobre a guerra da Ucrânia. .......................... A crítica da diplomacia brasileira à visita de um ministro de Israel à Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, rompe com a orientação de Bolsonaro para o Oriente Médio e recupera o posicionamento tradicional do Brasil na região, explica Jamil Chade. .......................... Leonardo Sakamoto considera o discurso de posse de Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos como marca do fim da era Bolsonaro. Entre outras coisas, o ministro disse que "existem e são valiosas" as mais diversas pessoas: mulheres, indígenas, pretas, idosas, em situação de rua, com deficiência, lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, travestis, intersexo e não binárias. .......................... Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, conta: "Tive uma única professora negra na universidade. Ela me inspirou muito". ****************** CERCADINHO O PL está pensando em passar o chapéu para conseguir pagar o salário de Bolsonaro como presidente honorário do partido. E não vai pagar o aluguel da casa que Bolsonaro deverá ocupar quando voltar ao Brasil. .......................... A Polícia Federal apreendeu uma pistola Taurus 380, uma pistola Ruger 9 mm e um revólver Rossi calibre 38 em endereços da deputada Carla Zambelli. No UOL Entrevista, o ministro Flávio Dino (Justiça) disse que o caso mostra o "caos na temática das armas no país". .......................... Um grupo (de bolsonaristas?) vaiou o ministro do STF Luís Roberto Barroso em um aeroporto em Miami (EUA) e o chamou de ladrão. Ele não reagiu. Depois disse que foi "uma mistura de ódio, ignorância, espírito antidemocrático e falta de educação". ****************** PANDEMIA O Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina contra covid ao calendário anual de vacinação para grupos de risco.
****************** MUNDO DO CRIME Ex-aliados de Marcola e Beira-Mar estão entre os criminosos mais procurados do Brasil. O governo federal anunciou que vai atualizar a lista.
****************** NA NEWSLETTER DA THAÍS OYAMA Nesta semana, o destaque são três perguntas para um bolsonarista que passou 60 dias acampado em frente ao quartel-general do Exército em Brasília. O boletim sai às terças. Para receber, cadastre-se. ****************** NA NEWSLETTER NÓS NEGROS O balanço de 2022 mostra a longa lista de temas tratados ao longo do ano. A news vai por email na terça e na sexta. Inscreva-se para receber. ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário