Durante o governo Bolsonaro, mais que dobrou o total anual de novos registros de pistolas na Polícia Federal - responsável pela liberação de armas para a população comum. Foi de 40 mil em 2018 para 108 mil em 2021. O número do primeiro semestre de 2022 (mais de 46 mil) já superou o de 2018 inteiro. E desde 2019 é permitida para qualquer pessoa a compra de armas antes restritas a forças de segurança, como as de calibre 9 mm e 0.40, mais letais. ****************** CORRIDA ELEITORAL Em duas pesquisas divulgadas ontem, Lula tem 44% das intenções de voto no primeiro turno. Para Bolsonaro, há ligeira diferença: 31% no levantamento da FSB e 35% no feito pelo Ipespe. .......................... No segundo turno, Lula 54% X 36% na pesquisa FSB; Lula 53% X 36% Bolsonaro, na do Ipespe. .......................... Líderes do centrão endossam críticas de Bolsonaro a ministros de TSE e STF - só fazem ressalvas ao tom usado pelo presidente. .......................... Saiu a perícia sobre a morte do petista Marcelo Arruda. Foram disparados 13 tiros. No carro do bolsonarista que o matou, nenhum sinal de pedrada. .......................... A pré-campanha de Lula acrescentou um jingle em ritmo de forró à versão 2022 do Lula Lá. Bolsonaro vai de sertanejo, e as músicas escolhidas por Simone Tebet falam da força da mulher.
****************** CPI DA COVID Engavetador-geral em ação: a PGR pediu ao STF o arquivamento de cinco apurações envolvendo Bolsonaro. Para Leonardo Sakamoto, a PGR encontrou desculpas para mortes indesculpáveis na pandemia. ****************** COTAS PELO MUNDO A Lei de Cotas brasileira não é a primeira nem está sozinha. Na Índia, desde 1949 a Constituição determina a adoção de ações afirmativas voltadas aos "intocáveis". Nos EUA, há bolsas para negros em Harvard.
****************** CERCADINHO Bolsonaro disse que em seu governo as mulheres conseguiram "quase tudo" que queriam. .......................... Para bancar auxílios, o governo pediu a estatais a antecipação do pagamento de dividendos. O Banco do Brasil já disse que não pode. .......................... MUNDO DO CRIME "Barrigueiros" tentam driblar scanners e cães farejadores para levar drogas para prisões. ****************** NA NEWSLETTER DA THAÍS OYAMA A análise da evolução do voto das mulheres em Lula ao longo dos anos, graças a políticas sociais, e a tentativa de Bolsonaro de conquistar esse eleitorado, são o destaque da semana. Quer receber às segundas-feiras a newsletter? Inscreva-se.
****************** NA NEWSLETTER OLHAR OLÍMPICO Demétrio Vecchioli conta que tudo jogava contra Letícia Oro Melo, surpreendente medalha de ouro no salto em distância no Mundial de Atletismo. Ela vinha de lesão, estava sem o técnico, treinava em pista ruinzinha, mas saltou por cima de tudo... Quer um olhar sobre as modalidades olímpicas toda segunda em seu email? Cadastre-se.
****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário