sexta-feira, 4 de março de 2022

Fundos ligados à agenda ESG crescem na pandemia e Anbima aperta cerco

Visualizar como página web

Edição número 13 | 4 de março de 2022

GOVERNANÇA

"Fundos ESG têm ganhos como o benchmark, mas com menos risco"

Investir em empresas, fundos e índices associados à agenda ESG ainda é muitas vezes encarado como uma espécie de "boa ação". Mas não deve ser.

Para Helena Masullo, head de estratégia ESG da XP Inc., aliás, esse é precisamente um dos três obstáculos que devem ser superados para que o mercado atinja todo seu potencial no Brasil.

"Existem ainda alguns mitos que precisam ser quebrados, como pensar que ESG é sinônimo de filantropia ou então que é preciso abrir mão do retorno financeiro ao investir em empresas com essa pauta", pontua.

Até o fim deste ano, uma nova norma da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) entrará em vigor para todos os fundos de renda variável e de renda fixa do país, estabelecendo regras claras para classificar os fundos como de "Investimento Sustentável". A ideia é deixar clara as regras do jogo para quem busca investimento.

Helena Masullo, da XP, Patrícia Genelhu, líder da área de investimento sustentável e de impacto e Rafaella Dortas, diretora responsável por ESG no BTG Pactual contam por que esse tipo de investimento tem crescido nos últimos dois anos, quais os resultados diante de outros investimentos e como desviar do greenwashing que o ameaça.

Leia mais

GLOSSÁRIO

O que é mercado de carbono? 

A ideia deste mercado é monetizar os esforços de países e empresas em conter o aquecimento global, seja diminuindo suas emissões seja retirando gases de efeito estufa da atmosfera. Mas você sabe como ele funciona?

Leia mais

AMBIENTE

Startup neutraliza carbono das entregas de seus clientes

Atuando no segmento "last mile" para varejistas, com entregadores que moram próximos aos hubs de coleta e atendendo regiões antes sem serviço, VaiFácil cresce ao garantir entregas neutras em carbono e em "áreas de risco".

Leia mais

STARTUP CARIOCA

Como o império de baldinhos quer reciclar seu lixo orgânico

Com coleta em domicílio, Ciclo Orgânico recolhe cerca de 40 toneladas de lixo orgânico todos os meses em diversos bairros do Rio, com planos a partir de R$ 45. O cliente também pode escolher receber em casa o adubo que ajudou a criar.

Leia mais

Quer sugerir uma pauta?
Quer fazer negócios com o Net Zero?
Quer assinar essa newsletter?

FACEBOOK  LINKEDIN  TWITTER  YOUTUBE

Enviado por NetZero

All rights reserved.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário