terça-feira, 29 de março de 2022

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 482.417.195 contaminados e 6.128.071 mortos no mundo. No Brasil são 29.857.641 contaminados e 659.227 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 11,2 bilhões. No Brasil são 411.548.339 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
RISCO DUPLO
 
Pesquisa publicada na revista Lancet revelou que pacientes acometidos de gripe e Covid-19 ao mesmo tempo apresentam duas vezes mais chances de morrer do que aqueles que contraem apenas o coronavírus. Além disso, indivíduos com os dois vírus têm quatro vezes mais chances de precisar de ventilação artificial. Com a descoberta, os cientistas alertaram para a necessidade de testar para influenza pacientes internados com Covid-19 e também reforçar a vacinação contra os dois vírus.
 
A PANDEMIA NOS PRÓXIMOS ANOS
 
O médico cardiologista Roberto Kalil alerta, em artigo de VEJA, para a necessidade da sociedade se preparar para o chamado pós-pandemia e seus efeitos. Segundo ele, a saúde pública permanecerá repleta de desafios e as sequelas da tragédia que já vitimou mais de 659 mil brasileiros ainda serão relatadas durante muito tempo. Kalil lembra que boa parte das pessoas infectadas vão conviver com a chamada "síndrome do pós-covid", considerada tão preocupante quanto a própria doença.
 
AS VARIANTES E A COVID LONGA
 
As diferenças de sintomas da Covid longa podem ser justificadas pelas variantes do coronavírus. Isso é o que sugere um estudo italiano que, ao comparar infectados pela forma original do vírus e pela variante alfa, constatou mudanças no padrão de sequelas neurológicas, cognitivas e emocionais. Foram analisados os sintomas de 428 pacientes no período de março a dezembro de 2020 e de janeiro a abril de 2021. Os pesquisadores afirmaram que é preciso aprofundar os estudos sobre o tema diante dos resultados.
 
QUEDA NO NÚMERO DE MORTES
 
O Brasil registrou o menor número de mortes por Covid-19 em 24 horas desde 9 de janeiro. Ao todo, foram 77 óbitos registrados na segunda, o que fez a média móvel de vítimas fatais cair 43% em relação a duas semanas atrás e ficar em 236,3. Desde o dia 25 de fevereiro o índice está em declínio. A média móvel de casos apresentou diminuição de 32% na comparação com catorze dias atrás e chegou a 30.106,7, o menor valor desde 8 de janeiro. 
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário