Após 74 anos longe da primeira divisão do futebol na Inglaterra, o Brentford voltou à Premier League em 2021 e encenou uma revolução de dados para se tornar o clube mais inteligente da Inglaterra. A arma de Rasmus Ankersen, codiretor de futebol dos 'bees' (abelhas) como são conhecidos, é a análise de futebol, que os ajuda a vasculhar o mundo em busca do que Ankersen descreve como "talentos sussurrantes". Ou, em outras palavras, indivíduos com baixo desempenho e alto potencial, mas ninguém sabe disso ainda. A história do esporte está repleta deles.
Ankersen foi um dos primeiros homens no futebol a perceber que, ao contrário do clichê, a tabela mente. E, como resultado, a revolução dos dados do futebol surgiu de um pequeno terreno antigo com um pub em cada esquina.
Comprar barato e vender caro. É fácil mas dá trabalho
Por detrás do sucesso do clube está, claro, Matthew Benham, que o resgatou da falência, e ainda o sueco, Rasmus Ankersen. Benham, formado em física em Oxford, passou décadas se tornando um cientista do futebol, removendo o viés de resultado e outros julgamentos errados que fazemos sem perceber.
A estratégia delineada com Ankersen (no clube desde 2015) passava (e ainda passa) por encontrar jogadores esquecidos nos seus clubes mas muita margem de progressão, investir neles, fazê-los crescer e depois vender por muitos milhões de euros na hora certa.
Permanecer na Premier League após a subida é sempre difícil
O modelo criado no Brentford tem bases sólidas. A importância dos 'big data' no futebol já não pode ser ignorada. Clubes como o Lille 'atacam' o mercado de acordo com dados recolhidos da performance dos atletas. O RB Leipzig dá cartas também com os 'big data', algo que parece ser mais importante em clubes de pequena e média dimensão.
O Brentford precisa gerar um lucro de 15 milhões de libras no mercado de transferências todos os anos para funcionar como um negócio lucrativo. Esta é a realidade para a maioria dos clubes da Liga de Futebol sem um dono bilionário disposto a cobrir suas perdas, mas os Abelhas estão enfrentando isso mais do que a maioria de seus rivais no Campeonato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário