Quando isso começou?
Em 2019, com a passagem de Jorge Jesus pelo Flamengo, o mercado entendeu a existência de uma necessidade por uma nova forma de fazer futebol. A facilidade com o idioma tornaram os treinadores portugueses o alvo preferencial de clubes brasileiros. Com Luís Castro no Botafogo, até agora, Série A terá quatro técnicos portugueses em 2022 Abel Ferreira no Palmeiras, Paulo Sousa comandando o Flamengo, Vítor Pereira à frente do Corinthians e, a partir de sábado (19), Luís Castro assumirá o Botafogo após deixar a equipe do Al-Duhail em "acordo mútuo", conforme informou o clube árabe em nota oficial no início da semana.
Lembrando que a nacionalidade não garante o sucesso…
Alguns técnicos portugueses com passagens recentes no futebol brasileiro não deixaram saudade. Para citar alguns, Ricardo Sá Pinto e Antônio Oliveira, por exemplo, passaram recentemente por Vasco e Athletico-PR e de lá foram embora sem deixar grandes marcas. O mais importante é a busca por atualização e qualificação! Para o técnico Abel Ferreira, uma das formas de se manter atualizado e aprender é a leitura.
E além disso, o que dá pra fazer? Aqui no Futebol Interativo você pode se qualificar com o curso Treinadores na Prática.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário