Descendente de italianos, o gaúcho Felipão nasceu em Passo Fundo no dia 9 de novembro de 1948 e jogou como zagueiro em clubes do interior do Rio Grande do Sul, incluindo o Caxias, até chegar ao CSA, de Alagoas, onde foi campeão regional. Foi no próprio CSA que o ex-zagueiro aguerrido, formado em Educação Física, iniciou a carreira como treinador, conquistando o título alagoano de 1982.
Reconhecimento nacional…
Aconteceu após a conquista da Copa do Brasil de 1991 com o Criciúma e se consolidou definitivamente durante sua passagem pelo Grêmio, onde conquistou vários títulos, entre eles a Copa do Brasil de 1994, a Libertadores de 1995 e o Campeonato Brasileiro de 1996.
Japão - Brasil - Palmeiras - Consagração
Em 1997, após dirigir o Júbilo Iwata, do Japão, transferiu-se para o Palmeiras, sendo vice-campeão brasileiro do mesmo ano. Campeão da Copa do Brasil em 1998 e da Libertadores no ano seguinte, Felipão se consagrava como um técnico de primeira linha.
O Penta
Com Ronaldo, Rivaldo e o jovem Ronaldinho Gaúcho, o time brasileiro surpreendeu e venceu seus sete jogos na Copa, com Ronaldo como artilheiro. Aquele time, que jogou num esquema com três zagueiros, foi apelidado de "Família Scolari", dada a união que se formou entre os atletas.
Após o título mundial, Felipão ficou famoso internacionalmente e foi dirigir a seleção portuguesa, onde teve passagem marcante. A equipe foi vice-campeã europeia em casa em 2004, quando Felipão inflamou a torcida e fez as pessoas colocarem bandeiras em suas casas, num clima parecido com o do Brasil em Copa do Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário