segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

De 2021 para 2022: os temas que continuarão a ser destaque no empreendedorismo

Visualizar como página web

EDIÇÃO #129 - 03 DE JANEIRO DE 2022                                     

FOI DADA A LARGADA PARA 2022! PREPARE-SE PARA ESTE NOVO DESAFIO LENDO O PROJETO DRAFT!

Já estamos nos primeiros dias de 2022 e muitos dos assuntos que abordamos no Projeto Draft ano passado ainda serão temas quentes e vão gerar muitas discussões nos próximos meses.

Por isso, te convidamos para uma breve retrospectiva de entrevistas e reportagens com pautas que, na nossa opinião, continuarão relevantes para o ecossistema empreendedor e para o universo da inovação ao longo deste ano. Entre os temas que selecionamos estão: alimentação plant-based, cannabis, criptomoedas, ESG, femtechs, metaverso, entre outros.

Esperamos que a leitura ou releitura desse material te ajude a se preparar para o que está por vir. Siga também acompanhando os conteúdos inéditos que publicamos diariamente no nosso site e nas redes sociais, mostrando tendências e insights do mercado. 

No mais, feliz 2022!

ACESSE O DRAFT
ALIMENTAÇÃO PLANT-BASED

A DEMANDA POR ALIMENTOS PLANT-BASED ESTÁ FAZENDO AS MARCAS REPENSAREM SEUS PRODUTOS 

Não é só um desejo dos veganos. Cada vez mais brasileiros buscam reduzir o consumo de carne e de outros itens de origem animal. Os chamados flexitarianos estão fazendo muitas marcas, inclusive frigoríficos, desenvolverem alternativas aos seus produtos carros-chefes.

Entre negócios que já nasceram plant-based, conheça a trajetória da A Tal da Castanha, Nude, Yamo e Fazenda Futuro.

Acompanhe também nesta reportagem sobre carnes vegetais o que têm feito empresas tradicionais como Sadia, Seara, Unilever e Wessel.  

CRIPTOATIVOS

COMO INVESTIR EM CRIPTOMOEDAS E EM NFTs? E O QUE O METAVERSO TEM A VER COM TUDO ISSO?

Mesmo valorizadas, moedas digitais como o Bitcoin ainda despertam desconfiança.

Afinal, vale a pena investir em criptomoedas? E como fazer isso? Releia a reportagem sobre a Monnos, startup que quer desmistificar o mercado com uma plataforma de compra e venda desses ativos e que funciona como uma rede social para compartilhamento de estratégias de investimento.

Outro ativo digital que tem dado o que falar é o NFT (non-fungible token). Se você ainda não entendeu o que é esse termo, leia nosso Verbete. E depois, confira como os tokens não fungíveis estão sendo usados em diferentes frentes, seja para levar mais dinheiro para a Amazônia, como faz a Moss, ou para transformar o mercado musical e até o futebol!

E tenha em mente que serão esses ativos, as criptomoedas e os tokens, que você vai utilizar para comprar e vender qualquer coisa no famoso e tão comentado metaverso.

CANNABIS

A INDÚSTRIA DE CANNABIS SÓ CRESCE NO MUNDO E O BRASIL NÃO PRETENDE FICAR PARA TRÁS

Como democratizar o conhecimento sobre cannabis medicinal e facilitar o acesso aos medicamentos à base da planta, ou mesmo empreender neste ramo em um país em que o consumo recreativo ainda é ilegal e o tema, um tabu?

Descubra como a healthtech Cannect deseja criar um ecossistema de cannabis medicinal no país, reunindo pacientes, médicos, instituições de saúde e fornecedores dos fármacos numa mesma plataforma tecnológica.

Saiba também como a Bem Bolado, marca de seda e acessórios para fumo, está crescendo neste mercado sem esconder a bandeira pela legalização da maconha.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

NÃO BASTA UM DISCURSO SOBRE DIVERSIDADE. O QUE SUA EMPRESA ESTÁ FAZENDO NA PRÁTICA?

Chega de blá-blá-blá. Falar de diversidade não pode servir de ferramenta de marketing. Já passou da hora de as empresas entenderem que este fator é essencial para ter um ambiente de trabalho mais criativo, produtivo e feliz.

Selecionamos aqui uma série de nomes de negócios e pessoas que estão ajudando a tornar o mundo corporativo mais inclusivo levando em conta pautas de equidade de gênero, LGBTQIA+, PCD, social, racial, entre outras. 

ESG

ESG: SEM ÉTICA NOS NEGÓCIOS NÃO HAVERÁ FUTURO PARA O PLANETA

Nos últimos tempos, as grandes empresas vêm, felizmente, incorporando um olhar para a sustentabilidade de forma cada vez mais enfática. A preocupação em aliar produtividade com o respeito às pessoas e ao uso consciente dos recursos naturais ganhou, na agenda corporativa, um novo nome: ESG, acrônimo para Environmental, Social and Governance.

Mas tem muita empresa que fazia isso antes mesmo de a sigla virar tendência. Veja as estratégias de grandes corporações para abraçar essa pauta sem abrir mão da eficiência. Entre os cases perfilados em 2021, citamos Ambev, Havaianas, Klabin, L'OréalMercur, Via, Vivo, dentre outros exemplos de boas práticas que você confere na seção Inovação Corporativa do Draft.

E para quem quer acompanhar de perto essa agenda, vale saber que o Draft, junto da consultoria Ideia Sustentável, lançou, em novembro de 2021, NetZero, o primeiro hub de conteúdo dedicado à cobertura dos avanços da pauta ESG no Brasil.

FUTURO DO MARKETING

A FORMA DE SE COMUNICAR COM O CLIENTE MUDOU E DEVE CONTINUAR SE TRANSFORMANDO EM 2022

Nos últimos dois anos, a maneira como as empresas passaram a conversar (e convencer) os consumidores foi impactada. Seja pelo isolamento trazido pela pandemia e a necessidade de adotar ferramentas digitais, seja porque a publicidade convencional parou de fazer sentido. 

Surgiram novas formas e ferramentas para contar ao cliente o que uma marca tem de melhor e "vender seu peixe", entre elas o Live Commerce, também conhecido como Live Shopping ou Shopstreaming

A Mimo, primeira plataforma do tipo na América Latina, vem mostrando que dá para vender de sapatos a colchões neste modelo.

Os influenciadores também provaram que um produto exibido em seus perfis reverbera muito mais do que um comercial tradicional na TV, por exemplo. Neste nicho, surgiram inclusive muitos jobs para os micro e nano influenciadores. Falando em influenciadores, a Digital Favela viu aí uma oportunidade de levar o marketing de influência para dentro das comunidades brasileiras.

E o marketing digital se tornou uma ferramenta ainda mais relevante neste último ano, impulsionando até o surgimento de uma fintech especializada em conceder empréstimos a PMEs para financiar o investimento neste tipo de campanha, como faz a Divibank.

FEMTECHS

DE MULHER PARA MULHER: AS FEMTECHS ESTÃO AJUDANDO A REVOLUCIONAR A SAÚDE FEMININA  

Mulheres são metade da população mundial. Mesmo assim, por muitos anos a maioria dos produtos e serviços da área da saúde e bem-estar foi pensada, projetada e testada apenas por homens – e só depois adaptada para o público feminino. Soluções feitas exclusivamente para elas, então, eram impensáveis até pouco tempo. Essa realidade está mudando.

Desde 2013 já existe até um termo — femtechs — para definir empresas que usam a tecnologia para solucionar problemas relativos à saúde e bem-estar das mulheres, oferecendo maior controle sobre seus corpos e combatendo tabus. 

Em quase dez anos, o mercado já evoluiu bastante, com produtos que atacam questões que vão da menstruação à menopausa. Conheça algumas dessas startups, ou melhor, femtechs brasileiras. Aqui, você lê sobre a Feel, a Gestar, a Oya Care e a Ziel Biosciences. Descubra também a proposta da Fertilid e da Yuper!

SAÚDE MENTAL

PASSOU DA HORA DE A SAÚDE MENTAL SER DEBATIDA SEM TABUS E CONSTAR NA AGENDA DOS LÍDERES

O Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo (são 18,6 milhões sofrendo desse mal moderno), segundo a Organização Mundial da Saúde. É, também, o quinto país com mais gente depressiva — e o líder latino-americano nesse ranking infeliz.

E a pandemia, com todos os seus impactos físicos e emocionais, evidenciou a urgência de debater este tema, além de abrir os olhos das empresas sobre a necessidade de oferecer aos colaboradores um ambiente de trabalho com segurança psicológica e apoio nesta área da saúde que até então era menosprezada.

Neste link, você confere a história da Zenklub, da Bee Touch e da Me Conheça, startups que ajudam empresas a identificar e prevenir riscos à saúde mental de seus colaboradores. A Holos é outra startup com essa pegada, mas oferece como benefício tratamentos holísticos, como meditação, reiki e yoga.

Já a The Mind Factor treina lideranças para entender o bem-estar dos colaboradores como um pilar estratégico dos negócios.

Ainda sobre negócios na área da saúde não tem como esquecer das healthtechs de forma geral, empresas que só fizeram crescer em 2021. Para ficar por dentro deste mercado, recomendamos acessar o Future Health, nosso site focado exclusivamente em inovação na área da saúde e que completou um ano cobrindo todas as grandes mudanças no setor ao longo da pandemia.

Quer sugerir uma pauta?
Quer fazer negócios com o Draft?
Quer assinar essa newsletter?

FACEBOOK  LINKEDIN  INSTAGRAM  TWITTER  YOUTUBE

Enviado por The Factory Copyright © 2021, All rights reserved.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário