sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 26.331.492 contaminados e 869.290 mortos no mundo. No Brasil são 4.041.638 contaminados e 124.614 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

ÍNDICE ANIMADOR

O Brasil alcançou o índice de mais de 80% de pessoas recuperadas da Covid-19, segundo relatório do Ministério da Saúde. Em números absolutos, o país se tornou o primeiro no quesito em todo o mundo, com quase 3,4 milhões de recuperados, seguido de Índia, Estados Unidos e Rússia. Para o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, o diagnóstico e o tratamento precoce são os principais fatores para a alta taxa. A pasta, desde junho, indica que o paciente procure um médico assim que sentir os primeiros sintomas, uma vez que evidências médicas demonstram que a demora pela busca de atendimento pode agravar os casos. A medida teria ajudado a elevar o índice.
 


VITAMINA IMPORTANTE

Um novo estudo concluiu que a deficiência de vitamina D está associada a um aumento do risco de infecção pelo novo coronavírus. Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, analisaram o resultado do teste RT-PCR e os níveis de vitamina D de 489 pessoas. Aquelas com baixos níveis da vitamina tinham um risco 1,77 vezes maior de receber um diagnóstico positivo para a doença do que pessoas com níveis mais altos do nutriente. Os autores ressaltam, no entanto, que a descoberta precisa ser avaliada com cautela, já que o estudo é do tipo observacional. É cedo para afirmar se um tratamento com vitamina D seria capaz de reduzir o risco de infecção.


PROFISSIONAIS EM RISCO

Um relatório da ONG Anistia Internacional revelou que ao menos 7.000 profissionais de saúde morreram em decorrência da Covid-19 no mundo. O Brasil aparece em quarto na lista, com 634 óbitos, atrás de Reino Unido (649), EUA (1.077) e México (1.320). A organização comunicou que o número representa "uma crise em escala impressionante" e renovou um apelo para que os governos forneçam o necessário para proteção. "Todos os profissionais têm o direito de estar seguros no trabalho", disse Steve Cockburn, chefe de justiça econômica e social da ONG. Os dados são baseados em números de governos e agências médicas.


FESTA E CAUTELA

O cineasta Pedro Almodóvar e a atriz Tilda Swinton lançaram, na 77ª edição do Festival de Veneza, o curta-metragem de 30 minutos A Voz Humana. O filme foi todo gravado durante a pandemia , após o fim da quarentena na Espanha. O curta é baseado em uma peça escrita no final dos anos 1920 e se passa, com exceção de uma cena, dentro do apartamento da protagonista. Mas, se por um lado há festa, por outro, há cautela. Três dias após retomar suas atividades na Inglaterra, as gravações do The Batman foram interrompidas porque o protagonista, Robert Pattinson, foi diagnosticado com Covid . O longa está previsto para estrear em outubro de 2021.


SEXO, SÓ COM MÁSCARA

Com o objetivo de reduzir o risco de transmissão do novo coronavírus, a diretora de Saúde Pública do Canada, Theresa Tam, recomendou o uso de máscaras para fazer sexo . Segundo ela, as evidências indicam uma baixa probabilidade de contrair o vírus através da atividade sexual, mas o contato próximo e o beijo, por exemplo, aumentam o risco de contágio. As orientações para a prática segura do sexo ainda incluem uso de preservativos. Caso um dos parceiros apresente sintomas, o melhor é evitar. As precauções, segundo Theresa, ajudarão os canadenses a encontrar maneiras de desfrutar da intimidade física sem colocar em risco a prevenção contra a doença.

publicidade
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário