terça-feira, 29 de setembro de 2020

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 33.384.153 contaminados e 1.002.296 mortos no mundo. No Brasil são 4.745.464 contaminados e 142.058 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

MAIS VOLUNTÁRIOS

A farmacêutica Pfizer vai ampliar em 55% o número de voluntários brasileiros para os estudos de fase 3 da vacina desenvolvida em parceria com a empresa BioNTech. O total de participantes passará de 2 mil para 3,1 mil. Outras alterações no protocolo incluem recrutamento de pacientes com HIV e hepatite e a eliminação da idade máxima limite de 89 anos. A previsão é que o novo perfil de pessoas seja recrutado a partir desta semana. Esse é o primeiro estudo no Brasil que autoriza a inclusão de voluntários com essas condições de saúde e de adolescentes a partir de 16 anos. A Pfizer espera ter resultados preliminares sobre a eficácia de seu imunizante em outubro. 


EXAME REVELADOR

Um estudo publicado pela revista americana JAMA mostrou que exames de sangue de rotina podem revelar a gravidade da Covid-19 e o risco de morte pela doença. Isso acontece devido a um marcador chamado "amplitude de distribuição dos glóbulos vermelhos" (RDW, na sigla em inglês), presente nos exames. Quanto maior a variação no tamanho desses glóbulos, pior o prognóstico do paciente. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram mais de 1,6 mil pessoas que estavam internadas com o coronavírus. Os resultados mostraram que aqueles com RDW acima do normal tinham um risco de morrer 2,7 vezes maior que os pacientes cujos testes estavam normais.


PREOCUPAÇÃO NA EUROPA

A chanceler alemã Angela Merkel está preocupada com o aumento de casos da Covid-19 no país. Por isso, seu porta-voz, Steffen Seibert, pediu aos cidadãos que respeitam as regras de higiene e de distanciamento. Atualmente, a nação tem registrado quase 2.000 casos diariamente, número que pode subir para 19.200 até o Natal, segundo Merkel. Já na Inglaterra, as autoridades decidiram multar em até 10.000 libras (cerca de 70.800 reais) quem não cumprir a quarentena após ser diagnosticado com a doença ou por ter entrado em contato com alguém infectado. A medida ocorre enquanto o país registra um grande aumento de novos casos.


VIDA NOVA EM WUHAN

A cidade chinesa de Wuhan, primeiro epicentro da Covid-19, renasceu. "A vida voltou a ser o que era antes. Todos nós que moramos em Wuhan nos sentimos bem", afirmou An An, residente na cidade, à Agência France-Presse . Grandes festas em piscinas têm sido registradas e os parques de diversão, assim como os shoppings, estão lotados. Cenas bem diferentes do início do ano, quando Wuhan ficou fantasmagórica com toda a população confinada em suas casas. Ao todo, a cidade de 11 milhões de habitantes acumulou 50.340 casos e 3.869 mortes – o último registro de infecção foi em maio.


SESSÃO INTERROMPIDA

Os cinemas nos Estados Unidos podem voltar a fechar devido à falta de público. O filme Tenet , que se tornou símbolo da reabertura das salas, apresentou resultado interessante nas primeiras semanas, mas despencou em seguida. Produzido por 200 milhões de dólares, o longa arrecadou em solo americano 41 milhões de dólares – e 280 milhões de dólares em todo o mundo. Antes da pandemia, o estúdio responsável esperava uma bilheteria acima de 600 milhões de dólares. Junto a isso, as exibidoras de cinema têm poucas opções para colocar em cartaz este ano. Motivos suficientes para abrir somente aos fins de semana ou paralisar as atividades até que o cenário melhore.

publicidade
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário