Uma conversa de 4 minutinhos sobre comunidades digitais
"O que há de melhor no homem somente desabrocha quando se envolve em uma comunidade." ~ Albert Einstein
Se tem uma dúvida que a gente já ouviu muito aqui na Nave é sobre como se conectar com o público nas redes sociais.
Por isso, l, a gente decidiu te mandar esse e-mail hoje com algumas dicas que podem ajudar a construir uma comunidade.
Mas, antes, a gente tem que desmentir uma das maiores lendas de venda e marketing em redes sociais: você não precisa estar em todas as redes.
Você só precisa estar nas redes que fazem sentido pro seu negócio, aquelas em que você pode encontrar o seu público. Sabendo disso, você vai pras redes sociais em que deseja construir uma comunidade de verdade. Ou seja, só aquelas que fazem sentido pra você.
É importante ter isso em mente por que a conexão não vem só de fazer publicações todos os dias, mas de interagir com as pessoas que você segue e com as pessoas que seguem o seu negócio. A comunidade é sempre uma troca, uma via de mão dupla, entre as pessoas que fazem parte dessa galera.
É por isso que a interação é uma ferramenta poderosa de conexão, mas às vezes a gente tem impressão que muitas pessoas têm medo de usar…
Eu sei, talvez você esteja pensando: "mas as pessoas não interagem comigo… meu perfil é novo e pequeno!". E eu te pergunto, você interage com as pessoas? Espia quem começou a te seguir e manda um inbox personalizado? deixa comentários ricos e cheio de conteúdo em publicações do seu nicho? Dê o primeiro passo, não tem nada que os algoritmos amem mais do que essa troca no um a um.
Outra coisa muito importante é você entender como seu negócio criativo pode contribuir dentro de cada uma das redes. Ao contrário do que a maioria pensa, as redes sociais não são plataformas de vendas. Elas são plataformas de conteúdo e a gente gosta de lembrar que é importante pensar em que tipo de conteúdo você pode construir pras pessoas que te seguem.
Quando você começa a pensar dessa forma, você entende que cada uma das redes sociais tem um público diferente e que cada público tem um jeito de se comportar. E você passa a se comportar e falar da mesma maneira que essas pessoas. Por isso que a gente te aconselha a pensar em quais redes fazem sentido pra você. Já pensou entrar numa galera que não tenha nada ver com a gente? Ai fica dificil né?…
No fundo, podemos resumir as conexões e comunidades nas redes sociais em uma palavra: autenticidade. Produza o que faz sentido pra você. Siga quem faz sentido pra você. Interaja com quem faz sentido pra você. Esse é o caminho pra ir juntando sua galera.
Gostou dessas dicas? Vem pra Galáxya e faça parte de uma comunidade de empreendedorxs criativxs que estão construindo novas comunidades e conexões através do seu trabalho. Clique aqui!
Beijos e vamos juntxs superar os desafios! Vic Celeste Rafa Cappai + Espaçonave Câmbio, desligo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário