segunda-feira, 1 de junho de 2020

O ESSENCIAL: Rio inicia retomada de comércio, lazer e esportes

E mais: contas de Witzel, protestos nos EUA, racismo no Brasil
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 1º de junho de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Retomamos hoje a newsletter que reúne as principais notícias do dia. Nas últimas semanas, ela foi substituída pela 'Em Quarentena', dedicada exclusivamente aos assuntos ligados à pandemia do novo coronavírus. A partir de hoje esses temas também estarão na newsletter, mas ao lado de outros destaques. 

Boa leitura!
 
O Brasil se aproxima das 30 mil mortes por Covid-19 fazendo planos de reabertura e sob alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade demonstrou preocupação com a pandemia do novo coronavírus no país e alertou que a América do Sul ainda não atingiu o pico de contágios. Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde confirmou que 29.937 pessoas morreram em decorrência do vírus. O país tem 526.447 infecções notificadas.

Em foco: o município do Rio de Janeiro, que passou de 30 mil casos de Covid-19 nesta segunda-feira, está cada vez mais perto de iniciar a retomada das atividades. A prefeitura permitirá, a partir desta terça-feira, que cariocas caminhem no calçadão das praias e pratiquem esportes no mar e em centros de treinamento . Também estão autorizados a funcionar templos religiosos, lojas de móveis e concessionárias de automóveis.

O plano de reabertura, anunciado pelo prefeito Marcelo Crivella, terá seis fases e deve ser concluído em agosto. Algumas restrições permanecerão — são as “regras de ouro”. Entenda como será a reabertura de cada setor.

Já o plano do governo do estado inclui permissão para o funcionamento de shoppings, centros comerciais e lojas de rua, e atividades esportivas ao ar livre a partir do dia 8 de junho. Confira os principais pontos do esboço do decreto estadual.

Opinião de especialista: o infectologista Roberto Medronho, da UFRJ, alertou que a retomada das atividades oferece risco de alta súbita de casos de Covid-19. “Nenhum país do mundo abriu na ascendência da curva”, disse. “Quando o governo sinalizar que o isolamento vai ser afrouxado, vai ser como abrir uma porteira”.
Viu isso?
Mal avaliado: o TCE rejeitou por unanimidade as contas do governador Wilson Witzel de 2019. O relator apontou sete irregularidades e 39 impropriedades. A Alerj decidirá sobre aprovação ou rejeição final.
Confronto verbal: Bolsonaro criticou Moro, chamado de “covarde” por portaria sobre prisão de quem desrespeitasse o isolamento. Moro rebateu, dizendo que flexibilização de armas incentiva “rebelião armada”.
Atos rivais: um dia após confronto na Avenida Paulista, o governo de São Paulo decidiu proibir que manifestações antagônicas sejam realizadas nos mesmos dia e local.
Ruas em fúria: ao menos seis pessoas morreram em protestos contra o racismo nos EUA. Ontem, a Casa Branca ficou no escuro. Trump instou governadores a “dominar” manifestantes.
Causa da ira: George Floyd, cujo assassinato deu início aos protestos nos EUA, morreu por asfixia e perda de fluxo sanguíneo no cérebro, concluiu laudo independente, que contradiz versão apresentada por autoridades.
Cargos para o centrão: o governo nomeou indicado pelo PP para o Fundo Nacional e Desenvolvimento da Educação, que gere R$ 54 bilhões. O PL emplacou nome na Ancine e deve assumir o Banco do Nordeste.
Pandemia nos presídios: 293 suspeitos de homicídio que estão presos no país apresentaram ao STJ pedido de habeas corpus por causa do coronavírus. Sete foram soltos.
Futuro nas urnas: o governo da Rússia marcou para 1º de julho o referendo que pode manter Vladimir Putin no poder até 2036.
Para ler com calma
Questão racial volta ao centro do debate político com protestos no país e nos EUA. Veja lista de pensadores que discutem os temas nas redes sociais
Pesquisadores ficam isolados por mais tempo do que o previsto e enfrentam 150 noites com temperaturas de até 39,5 graus negativos
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para canaltutodroid.nega@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário