Não pense que manter uma dieta saudável serve apenas para reduzir o peso na balança. Comer bem é importante para você cuidar do corpo de forma integral, dos pés à cabeça. Mas como a boa alimentação ajuda a ter uma mente sã? Segundo a colunista de VivaBem Paola Machado, estudos mostram que problemas de saúde mental como irritação, estresse, mau humor e até ansiedade podem ter relação com o mau funcionamento do intestino e a inflamação no organismo (que é maior em pessoas com excesso de gordura corporal). Veja nutrientes que ajudam a combater isso: - Ômega 3 Presente no atum, no salmão, na sardinha, na linhaça, no azeite e em castanhas, essa gordura boa tem propriedades anti-inflamatórias (ou seja, reduz a inflamação no organismo).
- Antioxidantes Encontradas em boas quantidades em frutas vermelhas, roxas e cítricas e em legumes e verduras (especialmente as verde-escuras, como agrião, rúcula, couve, espinafre), essas substâncias combatem os radicais livres, que gerem estresse oxidativo no corpo e têm sido relacionados a várias doenças que envolvem o processo inflamatório.
- Fibras Estão em frutas, verduras, legumes e grãos integrais e são essenciais para o bom funcionamento do intestino. Considerado o nosso segundo cérebro, o órgão tem relação com o humor, o estresse, a ansiedade e a saúde mental em geral.
- Vitaminas do complexo B Esses nutrientes participam de diversos processos do sistema nervoso central. O consumo adequado dessas substâncias (presentes no ovo, carnes, grãos, frutas e vegetais) é importante para o funcionamento do cérebro e o controle emocional.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário