Em pouco mais de um ano, o governo Cláudio Castro acumula 3 das 5 chacinas mais mortíferas do Rio de Janeiro - incluindo uma ontem, no Complexo do Alemão (leia adiante sobre a operação policial que resultou em 18 mortes). Castro sustenta que os mortos são criminosos, apesar de constantes denúncias de assassinato de inocentes e de suspeitos que não resistiam. .......................... O NÚMERO 28 É o total de mortos na chacina do Jacarezinho, a mais letal do Rio de Janeiro, em maio de 2021, pouco mais de um mês depois da efetivação de Castro no governo. .......................... Também no Rio de Janeiro de Castro: fundação com cargos secretos faz concursos sem divulgar nomes de aprovados. A prática dificulta a fiscalização. ****************** POLÍCIA QUE MATA Nova operação no Complexo do Alemão, no Rio, deixou pelo menos 18 mortos - entre eles, um cabo da PM (homenageado por Bolsonaro, que não citou as outras mortes) e uma mulher que estava em um carro. Na conta inicial da PM, eram cinco vítimas; depois o número foi atualizado. .......................... Leonardo Sakamoto diz que Witzel prometeu "tiro na cabecinha", mas Castro é quem aperta o gatilho. Milly Lacombe pergunta: por que aceitamos que a polícia entre atirando em favelas e periferias?
****************** CORRIDA ELEITORAL Está oficializada, pelo PT e pela federação partidária que inclui também PC do B e PV, a candidatura da chapa Lula-Alckmin. .......................... Anitta fez bem para a popularidade de Lula nas redes sociais. Bolsonaro fez mal para Bolsonaro, com seus ataques ao sistema eleitoral diante de uma plateia de embaixadores estrangeiros. .......................... Não deve rolar a reunião sobre as eleições que o Ministério da Defesa insiste em tentar marcar com o TSE. Carolina Brígido conta que o presidente do tribunal, Edson Fachin, não pretende aceitar o pedido. .......................... No UOL Entrevista, o ex-presidente Michel Temer disse que Dilma Rousseff "é honestíssima" e sofreu impeachment porque "teve dificuldades de relacionamento com a sociedade e com o Congresso Nacional". .......................... No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo está tecnicamente empatado com Cláudio Castro na disputa pelo governo do estado, segundo pesquisa Ipec.
****************** CERCADINHO Antes, Bolsonaro dizia que não havia corrupção em seu governo. Ontem, disse que se forem procurar, acham alguma coisa.
****************** VIOLÊNCIA POLÍTICA Depoimento de atirador, suicídio e laudos: promotor detalha investigação em Foz do Iguaçu sobre o assassinato de Marcelo Arruda. O acusado, Jorge Guaranho, foi intimado a apresentar defesa. ****************** CERCADINHO O tempo pode fechar para Bolsonaro, se não se reeleger. Sem foro privilegiado, poderá ser julgado pela Justiça comum, o que eleva as possibilidades de responsabilização penal. Casos que foram arquivados podem ser reabertos. .......................... O presidente da Funai, Marcelo Xavier, foi chamado de miliciano por um ex-funcionário do órgão durante um evento na Espanha sobre a situação indígena. Xavier saiu da reunião.
****************** PREVISÃO DO TEMPO O fim de semana será quente e seco nas capitais do Sudeste e no Centro-Oeste. Para Norte e Nordeste, a previsão é de chuva.
****************** SEU BOLSO Veja cinco profissões que pagam um bom salário sem precisar de faculdade. ****************** NA NEWSLETTER NA SUA TELA O filme O Telefone Preto, que estreou ontem nos cinemas, inspirou o boletim a apresentar uma seleção de filmes de terror sobrenatural. No streaming, o destaque é O Agente Oculto, com Ryan Gosling, disponível a partir de hoje na Netflix. Quer receber às quintas-feiras a newsletter? Inscreva-se.
****************** NA NEWSLETTER DO TRAJANO Em tom de desabafo, o colunista cobra cobertura mais abrangente do esporte olímpico brasileiro - fora dos grandes eventos, como Olimpíadas e Mundiais. "Quero mais, muito mais. Não basta transmitir e depois não acompanhar a batalha, o dia a dia, a perseverança, o suor dos nossos atletas." Quer ler o Trajano em seu email? Cadastre-se.
****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário