quarta-feira, 20 de julho de 2022

Como ajudar a tirar o país de “cenário medieval” no saneamento básico

Visualizar como página web

Edição número 33 | 20 de julho de 2022

AMBIENTE

Instituto Iguá vai investir até R$ 2 mi em startups de saneamento básico

Considerada um dos desafios mais complexos e talvez menos discutidos do Brasil, a questão do saneamento básico e do acesso à água ganhou destaque com a pandemia do novo coronavírus.

Ao mesmo tempo que as campanhas de saúde enfatizavam a importância de lavar as mãos constantemente, especialistas apontavam um entrave incontornável: 17% da população, o que equivale a 35 milhões de brasileiros, simplesmente não têm acesso à água tratada. "É um cenário quase medieval", critica Renata Ruggiero Moraes, diretora presidente do Instituto Iguá.

Criado há cerca de quatro anos pela Iguá Saneamento e pela IG4 Capital, o Instituto Iguá busca justamente fomentar soluções que ajudem a modernizar esse cenário. Embora o país esteja entre as 20 maiores economias do mundo, no ranking de saneamento básico aparece apenas na longínqua 123ª posição.

Em relação a isso, o Instituto Iguá adotou uma estratégia diferente em relação a outras iniciativas do tipo. "A gente trabalha para a causa do saneamento de forma mais ampla. Não atuamos sozinhos nem fazemos obras diretas", diz Moraes. "Por sermos especialistas no tema, temos mais capacidade de entender necessidades, avaliar iniciativas e mensurar o impacto. Em entrevista a NetZereo, Renata Moraes conta como o instituto articula essas iniciativas.

Leia mais

GOVERNANÇA

Como um shopping inseriu sustentabilidade no negócio

Construído há 10 anos,  RioMar Recife privilegiou a sustentabilidade desde a planta, com equilíbrio térmico e aproveitamento da luz solar e água da chuva. Além disso, a comunidade do entorno é sua fonte de mão de obra. Conheça a estratégia.

Leia mais

GLOSSÁRIO 

O que são stakeholders?

A palavra está ligada à ideia de partes interessadas. Na governança corporativa, o termo designa todos que impactam ou são impactados pela atividade de determinada empresa. Com o avanço da agenda ESG, esse é um termo essencial para o debate; entenda.

Leia mais

FRASE DA SEMANA

"Para o funcionário com autismo, acessibilidade está ligada à comunicação e sociabilidade."

Eliane De Mitry, gerente de RH da SAP Brasil sobre  programa Autism at Work

NetZero vai apresentar um panorama completo cobrindo ideias, tendências, tecnologias e experiências que aceleram a transição energética no Brasil. Vamos conversar com especialistas, líderes e profissionais de diferentes áreas para identificar e ampliar a visibilidade de temas essenciais na área.

O Especial NetZero - Transição Energética é a oportunidade perfeita para empresas que estão contribuindo com a transição energética mostrarem a um público qualificado sua visão, soluções e atuação na construção de uma economia de baixo carbono.

Entre em contato com Marcelo Moraes, CEO de Netzero, e saiba como mostrar ao mercado as iniciativas de sua empresa.

EU QUERO

Quer sugerir uma pauta?
Quer fazer negócios com o Net Zero?
Quer assinar essa newsletter?

FACEBOOK  LINKEDIN  TWITTER  YOUTUBE

Enviado por NetZero

All rights reserved.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário