É hora de acabar com o mito mais danoso da medicina | Dr. Naif Thadeu , Cirurgião e Nutrólogo |
Não coma gorduras: elas infartam, engordam, dão câncer e aumentam o colesterol!
Quantas vezes você já ouviu recomendações semelhantes? Pois é. Por muito tempo, odiar as gorduras era uma moda. Elas já foram acusadas de tudo o que você pode imaginar.
Porém, de tempos para cá, tenho observado o movimento inverso: evidências científicas que apoiam o consumo de gorduras, listando todos os seus benefícios.
Coração mais forte, pressão controlada, emagrecimento, prevenção do câncer , melhora do diabetes…
Sabe quem está por trás de tudo isso? Gordura!
E, ainda assim, muitos assinantes me escrevem perguntando se, ao aumentar o consumo de gorduras, não terão algum prejuízo à saúde.
Eu garanto que não.
Mas o primeiro passo é entender que existem gorduras de boa qualidade, essas, sim, benéficas para o nosso organismo; e as de má qualidade, que devem ser evitadas.
QUAL GORDURA VOCÊ PODE CONSUMIR?
Falar sobre gordura ainda pode parecer polêmico, eu entendo. Tudo isso porque é um tema cercado por controvérsias e desinformação.
Tem pessoas, por exemplo, que acreditam que a banha de porco e o óleo de soja são a mesma coisa — ambos prejudiciais. E é justamente o oposto!
Por isso, agora, vou te explicar quais são os tipos de gordura que existem, para que você aprenda a consumir MAIS as gorduras boas e a evitar as que considero verdadeiramente danosas para o seu coração.
1 – Gorduras monoinsaturadas:
Devo consumir? Sim!
Esse tipo de gordura atua na manutenção da integridade das membranas celulares, aumento do colesterol bom (HDL) e diminuição do ruim (LDL) e ação oxidante ao organismo.
Do ponto de vista nutricional, é considerada uma gordura de boa qualidade, que deve ser mantida no cardápio.
Exemplos dela são: azeite, abacate, castanha-de-caju, gergelim, amêndoas e amendoim.
2 - Gorduras saturadas:
Devo consumir? Sim!
Ela pode ser encontrada especialmente nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, manteiga e laticínios.
Exemplos de gordura saturada: queijos amarelos, bacon, carne vermelha, frango, óleo de coco e óleo de dendê.
É importante ter atenção com o consumo de queijos e laticínios, dado que estes são compostos por uma proteína pró-inflamatória chamada caseína.
O melhor é que sejam laticínios provenientes de vacas A2A2.
| ANÚNCIO Um "Combustível" para cortar pela metade o risco de infarto e AVC? | | Recentemente, os pesquisadores encontraram um Combustível que pode, literalmente, trocar o seu coração velho e desgastado por um mais forte e robusto. Por mais estranho que possa parecer, TOMAR DOIS GOLES deste combustível todos os dias pode blindar o seu coração de forma 100% natural, sem o uso de remédios ou famosos stents. Para mais detalhes, basta clicar aqui. | | 3 - Gorduras trans: Devo consumir? Não! Gordura trans é o nome que se dá à gordura vegetal quando esta passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Esse tipo de gordura é altamente prejudicial à saúde por inúmeros motivos, entre eles: eleva o risco de aterosclerose, infarto e AVC. Como está presente em alimentos processados e ultraprocessados, mais comumente, é a gordura que você deve evitar a todo e qualquer custo. Exemplos dela são: pipoca de micro-ondas, lasanha congelada, sorvetes, salgadinhos, bolachas recheadas, chocolates e todos os alimentos que contêm margarina em sua composição. E já que eu falei que banha de porco e óleo de soja NÃO SÃO a mesma coisa, quero te dar algumas dicas para que você substitua o seu óleo de cozinha por ingredientes gordurosos muito mais saudáveis. Troque seu óleo de cozinha por isso
Existe um outro óleo, esse sim existente na natureza, que pode mudar completamente sua saúde. Trata-se do óleo de coco. Para começar, a gordura do coco é a melhor fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM) e não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos se transformam rapidamente em energia e, desta maneira, não se depositam no organismo. No TCM ainda está o ácido láurico, cuja quantidade no coco é duas vezes maior do que a encontrada no leite materno, por exemplo. Por esse motivo, além de ser um superalimento, o óleo de coco é uma grande armadura do sistema imune. Além do óleo de coco, eu recomendo outras duas gorduras para o seu dia a dia: banha de porco e azeite de oliva. A banha de porco, assim como o óleo de coco, pode servir para o preparo de alimentos fritos, grelhados, assados e por aí vai. Mas o azeite de oliva extravirgem só é servido na mesa, após o preparo das refeições, para temperar. Certo? Então, amigo assinante, agora você já sabe: para ser feliz e saudável, coma gorduras! Um abraço,
| [REVELADO] O Gatilho #1 do Infarto e AVC | | Você provavelmente já ouviu que, para evitar problemas cardíacos, precisa … "Baixar o colesterol"... "Cortar a carne vermelha"... ou "Se matar de exercícios para baixar sua pressão". A verdade é que nenhum desses conselhos pode realmente combater o verdadeiro Gatilho do infarto e AVC. Veja aqui qual é o Gatilho #1 dos problemas cardíacos e como desarmá-lo | |
|