Plantas para zerar o açúcar (e de quebra viver mais e melhor) | Giovanna Tavares, Editora | Olá, assinante! Tudo bem? Meu nome é Giovanna Tavares e sou editora da Jolivi. O Dr. Mikhael me cedeu este espaço para trazer algumas dicas sobre um assunto que é CAMPEÃO de dúvidas aqui na Jolivi: os melhores chás para diabetes. Não sei se é o seu caso, mas desde que tive a oportunidade de trabalhar com o Dr. Mikhael Marques, comecei a implementar pequenas mudanças em minha vida. E uma delas, bem apropriada para o inverno, aliás, foi aumentar o consumo de chás ao longo do dia. Você sabia que em Icária, na Grécia, o hábito de tomar chá está associado a um aumento na longevidade da população? É isso mesmo. Não à toa, Icária é uma das poucas Zonas Azuis do mundo, locais em que a população vive mais e adoece muito menos. A relação entre ervas e longevidade não é mera coincidência. Estamos falando de ervas com efeitos protetores, antioxidantes e até anti-inflamatórios, que podem ser úteis para as mais diversas condições de saúde. Uma delas é justamente o diabetes. Se você está sempre com as taxas de açúcar muito flutuantes, que tal experimentar alguns dos chás que eu listei abaixo? Os melhores chás e ervas para o diabetes
1 - Chá preto ou verde Você sabia que as origens do chá preto e chá verde são as mesmas? Pois é, ambos vêm da planta Camellia sinensis. A diferença é que o chá preto passa por um processo de oxidação após ficar exposto ao ar, o que diminui sua ação antioxidante, mas aumenta a cafeína. Uma revisão publicada no Antioxidants mostrou que beber chá preto, verde ou oolong (este é um chá intermediário entre o chá verde e o chá preto) pode reduzir o risco de desenvolver diabetes ou complicações da doença. Além disso, os pesquisadores sugerem que o chá (incluindo o preto) pode atuar na melhora da resistência insulínica, desempenhando um papel semelhante ao do hormônio insulina. Muito legal, não é? Outra pesquisa, desta vez publicada no Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, descobriu que beber chá preto depois de consumir açúcar ajudava a controlar a glicose no sangue. Recomendação: para preparar o chá verde ou preto, coloque 1 litro de água para ferver e, assim que surgirem as primeiras bolhinhas, desligue o fogo. Acrescente 2 colheres de sopa da planta picada e abafe por 3 minutos. 2 - Carqueja A carqueja é uma planta utilizada para o diabetes há centenas de anos. Além de ajudar no controle da doença, ela também é indicada para melhorar a digestão, o que explica a sua versatilidade enquanto planta medicinal. Em todo o sistema digestivo, ela é excelente porque, além de facilitar o funcionamento dos órgãos, tem um poder analgésico e anti-inflamatório que alivia desconfortos e dores causadas pelo mau funcionamento. Mas há mais. Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais testaram a planta em ratos diabéticos e constataram a queda da glicemia após sete dias de tratamento. Ou seja: se você tem diabetes ou pré-diabetes, deve contar com o chá de carqueja como uma terapia complementar no tratamento da doença. Recomendação: para o chá de carqueja, utilize uma colher de sobremesa de folhas picadas para cada xícara de água.
| CHOCANTE: Ex-participante SARADO de reality da Globo revela seu truque para se manter magro
| | Dr. Wesley Schunk, médico considerado um dos maiores especialistas em emagrecimento do País, revela com exclusividade a técnica milenar usada por ele e aplicada em mais de 5.100 pacientes para perder peso de forma rápida e definitiva. CLIQUE AQUI para ter acesso em primeira-mão! | |
3 - Graviola
Sabe aquela fruta que tem a casca verde espinhosa, polpa branca e grandes sementes pretas? É dela que estou falando.
Do ponto de vista medicinal, tanto o seu fruto como suas folhas, sementes e até o tronco são usados.
Mas a graviola se destaca justamente no combate ao diabetes, o que é uma ótima notícia.
Em um estudo realizado na Nigéria, ratos diabéticos foram injetados com extrato de graviola por duas semanas. Aqueles que receberam o extrato tiveram níveis de açúcar no sangue cinco vezes menores do que o grupo não tratado
Diferentemente de muitos medicamentos, as folhas da graviola ainda têm outras funções benéficas para os diabéticos.
Um exemplo é a ação protetora do fígado, ou seja, a graviola tem o poder de frear e tratar as lesões que o diabetes pode provocar no órgão.
Recomendação: dê preferência ao uso do chá das folhas de graviola. Para prepará-lo, utilize uma colher de sobremesa de folhas picadas para cada xícara de água.
4 - Cravo
O cravo é um verdadeiro fenômeno da medicina natural. Ele combate fungos e bactérias, melhora a saúde do fígado e os níveis de açúcar no sangue, tem efeito analgésico, anti-inflamatório e até afrodisíaco.
Mas e quanto ao diabetes?
O cravo é um bom amigo para quem sofre com a doença, já que seus compostos ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
Estudos feitos com camundongos diabéticos mostram que o extrato de cravo aumenta a captação do açúcar do sangue pelas células. Ele também eleva a secreção de insulina e age para melhorar o funcionamento das células que produzem a substância.
A insulina, como você já sabe, é um hormônio responsável por esse transporte do açúcar do sangue para as células.
Seu bom funcionamento é essencial para manter níveis equilibrados de açúcar no sangue. Como o cravo ajuda nesse sentido, ele é um ótimo aliado!
Recomendação: Ferva quatro ou cinco cravos inteiros junto com um litro de água por 10 a 15 minutos, coe e beba quente ou gelado, até 3 vezes ao dia.
Espero que esse hábito de tomar mais xícaras de chás ao longo do dia também te conquiste.
Se você mudou algum hábito graças às recomendações do Dr. Mikhael, me escreva para contar. Ele vai ficar muito feliz em saber!
Um abraço e até a próxima,
|