sexta-feira, 2 de abril de 2021

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 129.689.655 contaminados e 2.829.457 mortos no mundo. No Brasil são 12.839.844 contaminados e 325.284 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins. 
 
O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 608,29 milhões. No Brasil são 23.616.785 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
JUVENTUDE TRANCAFIADA
 
Uma pesquisa inédita realizada pela Fiocruz durante a pandemia revela o que se passa nas mentes e corações de adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos na pandemia. Como mostra matéria de VEJA desta semana, há relatos de mau humor, solidão, tristeza e dificuldade em manter hábitos saudáveis. Diante disso, a pesquisadora titular da fundação e responsável pelo estudo, Célia Szwarcwald, não considera exagero dizer que, do ponto de vista psíquico, esse grupo é o mais afetado pelo isolamento. Por outro lado, é possível afirmar que todo esse tempo em casa pode servir como lição até que o problema passe e a vida volte ao normal.
 
RESTRIÇÕES DA PÁSCOA
 
O governo Bolsonaro apresentou manifestação em caráter de urgência ao STF para que sejam suspensas as normas estaduais ou distritais que proíbam de modo total a realização de atividades religiosas durante a celebração da Páscoa. Na petição, o Advogado-Geral da União, André Mendonça, argumentou que toda e qualquer restrição de direito fundamental no contexto de enfrentamento da pandemia "deve estar amparada em fundamentação técnica idônea e, ainda, atender os requisitos da proporcionalidade, razoabilidade e a jurisprudência da Suprema Corte". A AGU disse ainda que a "vedação total de atividades religiosas viola o direito de crença".
 
EFICIENTE CONTRA VARIANTE
 
A Pfizer e a BioNTech anunciaram que sua vacina contra Covid-19 é eficaz contra a variante da África do Sul do coronavírus. Além disso, as empresas revelaram que o imunizante tem eficácia de 91% por pelo menos seis meses após a aplicação da segunda dose. O prazo pode parecer curto, mas é importante lembrar que os estudos estão em andamento e previsões mais longas de tempo podem surgir conforme as análises sejam feitas. A pesquisa levou em conta 927 casos sintomáticos do grupo de 12.000 voluntários. Desses, 850 tomaram placebo e 77 o fármaco. O antígeno já tem aprovação da Anvisa. Nesta semana, a agência também recebeu solicitação de estados para autorizar a importação do fármaco russo Sputnik V.
 
NOVOS PRIORITÁRIOS
 
O texto-base de um projeto de lei que inclui 16 categorias como prioritárias na vacinação contra a Covid-19 foi aprovado na Câmara dos Deputados. Entrariam nesse grupo, por exemplo, os coveiros, taxistas, garis e trabalhadores do sistema de assistência social. A votação deve ser concluída na próxima semana, uma vez que houve divergências em relação aos destaques apresentados pelos parlamentares. Entre outras categorias, também foram incluídos os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e metroviário, agentes funerários e empregados em farmácias. Assim, a população prioritária total passaria a ser de cerca de 77 milhões de pessoas.
 
APOSTA CUBANA
 
A Soberana 2 é a candidata de vacina contra a Covid-19 desenvolvida por Cuba que está em fase mais avançada de testes. No início de março, deu-se início aos estudos clínicos de fase 3, tornando-se a primeira concorrente latino-americana a chegar a essa etapa. Embora ainda esteja em pesquisa, o imunizante já é aplicado no país, em profissionais de saúde. Cerca de 44.000 voluntários, com idade entre 19 e 80 anos, participam da última fase de ensaios com a Soberana 2, sendo divididos em três grupos. Como parte dos testes e do acesso expandido, as autoridades cubanas querem vacinar 1,7 milhão de habitantes de Havana até maio. Toda a população da ilha deve ser inoculada até o fim do ano.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário