sábado, 28 de novembro de 2020

Links do mês #056 e o porquê de escrever

260 pessoas novas começaram a seguir essa newsletter nas últimas 3 semanas. Um aumento absurdo de 20% no número do meu público e que eu ainda não estou acreditando que é real.

Pra quem tem uma taxa de crescimento pequena - algo como 3 ou 5 novas pessoas por semana -, muitas perguntas vêm à mente. Seriam bots? Seria uma pegadinha? É por que a Lua tá crescente? Tipo... de onde vocês vieram? kkkkk

Sério mesmo, quero saber, me contem! Vocês que chegaram nas últimas 3 semanas: quem foi que indicou a news para vocês? Pra eu ter um crescimento tão grande assim é porque alguém com muita influência falou de mim e especificamente da minha newsletter. O Mailchimp não me dá métricas sobre a origem dos acessos e nem fui marcado ou citado em qualquer lugar diferente do normal nas últimas semanas, então simplesmente minha única saída para resolver esse mistério é perguntando para vocês. Coisa que estou fazendo agora.

É engraçado que eu nunca me sinto na obrigação de explicar para cada pessoa que entra aqui qual é a "vibe" dessa news, mas com essa multidão nova chegando eu passei os últimos dias pensando nisso. "O que falar para essas pessoas? Como alinhar expectativas sobre meu conteúdo? Eu deveria dar um grande boas vindas?"

É como se eu estivesse dando uma festinha caseira para um grupo de conhecidos e do nada chegasse muita gente na minha casa. Não sei vocês, mas eu prontamente iria até as pessoas e explicaria as regras do evento. Como separar o lixo, onde dá pra sentar, onde pode fumar, qual a altura máxima do som, essas coisas. Tudo com o objetivo de alinhar expectativas para ninguém se sentir deslocado ou inconveniente.

Acho que na real eu tenho é medo de decepcionar muita gente ao mesmo tempo hahaha Sei lá, só sei que todas as outras ideias que tive sobre o que escrever esse mês foram sabotadas por essa vontade de "explicar a news e saudar quem recém entrou".

Bem. Eu escrevo essa news desde 2016. Quem está comigo desde o começo me acompanhou em diversos momentos da minha vida.


Com esse público da newsletter eu já dividi o lançamento de meus 3 livros, minha estreia no stand up comedy, minha busca pela aurora boreal na Islândia, diversos medos e anseios, assim como insights e ideias que nascem na minha cabeça enquanto amadureço.

Talvez o momento mais especial foi compartilhar minha história com o câncer. Acreditem ou não, eu contei que estava com câncer primeiro na newsletter e bem depois nas minhas redes sociais. As mensagens de carinho que recebi de pessoas desconhecidas eu lembro até hoje e ainda guardo no meu arquivo. (Pra quem chegou agora: podem relaxar que eu já estou curado.)

À medida que vou passando pelas fases da vida, vou percebendo e aprendendo coisas que acredito que podem contribuir para a vida de outras pessoas e as escrevo aqui. Essa é a dinâmica. Compartilhar sobre o viver. Por mais que isso seja algo que todos e todas nós temos em comum - viver -, meio que ninguém sabe como fazer isso, né?

A gente aprende e evolui mas só até uma nova coisa acontecer e a gente precisar expandir novamente o que sabemos sobre viver. Um mês atrás eu e minha namorada noivamos. Pedi ela em casamento no nosso segundo aniversário de namoro. Fofinhos, né? hihi <3

E tipo, eu nunca fui noivo, nunca casei. Nunca vivi a vida com uma noiva ao meu lado, mas ler e conhecer a vida de outras pessoas e entender sentimentos e atitudes humanas através da leitura de quem já falou e fala sobre como é viver me ajudou a chegar nessa nova fase da vida com segurança e confiança.

O medo tá sempre ali, óbvio. A cada nova decisão da vida existe a voz da consciência falando "quem é tu pra fazer isso? Isso é muito para você, desista". Trocar de apartamento, fazer uma mudança na empresa, contratar alguém, demitir alguém, comprar um sofá, começar um projeto pessoal, lidar com a morte de um parente, começar a sentir dor em um lugar que não existia antes, ver um amigo ir morar longe. Cada mês, semana e ano traz situações novas para lidarmos, e por isso tenho visto tanto valor sobre a visão de outras pessoas sobre o seu próprio viver.

Quando eu era adolescente e jovem adulto, mantinha distância da filosofia antiga. Relutava ler o que pessoas haviam escrito no passado. Lembro de pensar: "o que uma pessoa que nunca viveu na mesma época que eu tem para me ensinar sobre viver hoje?"

Felizmente eu percebi a idiotice desse pensamento e me abri para os clássicos. Um filósofo grego poderia não fazer ideia do que um celular, um óculos escuro ou um ar condicionado eram, mas ele também sentia angústia, paixão, medo, alegria, amor e outros sentimentos que também nos afetam.

E talvez esse seja o motivo do crescimento desse formato. As newsletters pessoais estão em ascensão, como muito bem trouxe o Edgar Oliveira na sua última news. Essa forma de terapia coletiva tem muito poder para nos ajudar com essa treta que é viver.

Não estou aqui comparando a minha news com os textos da filosofia clássica, longe disso. Estou apenas trazendo argumentos para vocês continuarem comigo hahahaha

Nah, brincadeira. Só quero dizer que tamo junto.

Estou aqui vivendo minha vida e vocês aí vivendo as suas e temos muitas coisas que se cruzam. É por isso que algumas newsletters afetam pessoas de formas diferentes. Evidentemente as minhas próprias news também me afetam. Ter que escrever para vocês me faz refletir e pensar mais sobre o que acontece comigo e à minha volta. E isso é muito massa. É um ciclo de retroalimentação que me faz muito bem e espero que faça o mesmo com vocês.

Tenho um carinho muito especial por quem aceita receber um email meu dentro da sua caixa de entrada, talvez o lugar mais sagrado da nossa vida online. 


Não prometo textos que resolvam os problemas de ninguém. Mas prometo continuar compartilhando sobre o meu viver e continuar adorando quando vocês compartilham as suas ideias, percepções e anseios comigo também. Assim vamos juntos lidando com as tretas atuais e nos preparando para as próximas.

Obrigado pela companhia :)



Espero que gostem dos links.

- Pare de se cobrar por não fazer tanto e permita-se não dar conta
- Antecipar tarefas requer experiência "e experiência requer prática e ainda tem pouca prática". Amei. Curto e certeiro.
- "Como a Disney arruinou a cultura" traz pontos interessantes sobre o papel da Disney na "pasteurização" da cultura.
- O documentários sobre a vida do David Attenborough na Netflix é lindo e maravilhoso e alarmante e belíssimo e triste e esperançoso e essencial para qualquer pessoa que viva no planeta Terra. 
- A cada dia que passa o mundo parece caminhar para um futuro mais incerto e perigoso. Ao mesmo tempo, a cultura da positividade ganha cada vez mais espaço. O que está acontecendo?
- Você sabia que toda educação começa com uma visão de mundo?
- Meu sonho é viver em um país que, ao invés de usar o PIB como métrica de sucesso, use a Felicidade Interna Bruta, como o Butão.
- Falando em Butão, descobri algo sobre eles essa semana e achei incrível: ele é um dos únicos dois países, no planeta inteiro, que possui pegada de carbono negativa. Ou seja, o país absorve mais CO2 (responsável pelo aquecimento global) do que gera. O outro é o Suriname.

- PROMO DO MÊS: o meu livro E Se Fosse Diferente? está custando apenas R$ 19,90. Essa promo vale até o final do mês (segunda), então se ainda não tem presente pra dar de natal para os familiares, a solução chegou. Compre agora e aproveite essa barbada ;) 



Sim, eu sei. Hoje não é o último dia do mês, mas estou enviando 2 dias antes para vocês aproveitarem o desconto no livro. Eu sou muito legal, vai dizer?
<3

Esse email com links bacanas acontece sempre no último dia do mês
e geralmente vem precedido por um textão sobre algo aleatório.
Gostou dela? Encaminhe para alguém que você gosta :)
- - -
Quer ler as newsletters antigas? Acessa meu Medium.

Quer me conhecer? Vem no meu Instagram.
lucianobraga.cc






This email was sent to canaltutodroid.nega@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
lucianobraga.cc · Rua Barros Cassal · Porto Alegre, RS 90035030 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário