quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 23.925.642 contaminados e 820.192 mortos no mundo. No Brasil são 3.669.995 contaminados e 116.580 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

BOM SINAL

O Brasil atingiu a menor média móvel de mortes causadas pela Covid-19 desde o dia 2 de junho. Segundo levantamento de VEJA , a taxa ficou em 956, um pouco superior à registrada há mais de dois meses, de 955,3. Nas últimas duas semanas, em apenas um dia a média móvel superou a barreira dos 1.000 óbitos. Em julho, este índice ficou acima da casa dos mil durante quase todo o mês. Para dizer que há uma queda no número de mortes, porém, ainda é preciso que a tendência continue nos próximos dias. De qualquer forma, há um forte indicativo de que o Brasil se distancia do último pico de óbitos na pandemia: 1.097 na média móvel, em 25 de julho.
 


TESTE DE MEDICAMENTO

O Brasil começará a testar um novo remédio  contra a Covid-19. Trata-se do composto de tripla ação ABX464, desenvolvido originalmente para tratar doenças inflamatórias graves, como a colite ulcerosa. O estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do fármaco na prevenção da inflamação grave em pacientes de alto risco para complicações da doença. Análises in vitro, além dos estudos de fase 1 e 2, mostraram que o medicamento oral foi capaz de evitar a replicação do vírus e de diminuir a inflamação e contribuir para a regeneração de tecidos. "Se funcionar, vai reduzir muito a mortalidade", disse a VEJA o imunologista Jorge Kalil, coordenador da pesquisa no país.


MENOS ACIDENTES

O número de acidentes de trânsito com mortos e feridos caiu em São Paulo e no Rio de Janeiro durante a pandemia, segundo levantamento de VEJA com base nos registros oficiais.  No Rio, entre maio e julho deste ano, o índice de ocorrências sem mortes baixou 60% na comparação com o mesmo período do ano passado, e o de acidentes com óbitos recuou 11% no mesmo período. Em São Paulo, a redução de incidentes com mortes foi de 23%, e das ocorrências sem vítimas fatais foi de 24%. Em julho, VEJA já havia mostrado que o número de roubos e furtos caiu nos dois estados, além de Minas e Rio Grande do Sul, durante o período de isolamento social.


ALERTA NA GRAVIDEZ

As evidências de que o novo coronavírus pode ser transmitido de mãe para filho durante a gestação aumentaram com o recente caso de uma mulher grávida que transmitiu a Covid-19 para seu bebê enquanto ele ainda estava no útero, nos Estados Unidos. Após dar entrada em um hospital, a mulher testou positivo para a doença e três dias depois ela deu à luz uma menina. Após o nascimento, foi a vez de a criança ser diagnosticada com coronavírus. O caso motivou a pesquisa, coordenada pela pediatra Julide Sisman, que cuidou da recém-nascida. Ainda assim, são necessários estudos maiores para entender como o vírus afeta mulheres grávidas e seus bebês.


NOVO SURTO

Autoridades de saúde da Coreia do Sul disseram que o país está à beira de um surto nacional de Covid-19 e pediram novas medidas de controle após casos surgirem na região de Seul. Por causa disso, o governo sul-coreano determinou que todas as escolas da capital cancelem planos para retorno presencial às aulas e foquem no ensino online. Até o início de agosto, a Coreia do Sul havia controlado a epidemia de coronavírus com uma estratégia de testes em larga escala e rastreamento de contatos dos infectados, mas o número de casos voltou a subir nas últimas semanas, o que fez o país proibir novamente eventos e fechar locais que promovem aglomerações.

publicidade
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário