sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 24.490.692 contaminados e 832.419 mortos no mundo. No Brasil são 3.761.391 contaminados e 118.649 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

ISOLAMENTO EM QUEDA

O índice de isolamento social no país caiu 41% desde o pico registrado em março e está em 36,6%, segundo dados gerados pela startup Inloco. Apesar disso, a média móvel de casos e mortes por Covid-19 no Brasil segue em queda e chegou ao menor patamar desde 23 de maio para óbitos (906,4) e desde 22 de julho para novos infectados (37.059,4), de acordo com o último levantamento de VEJA. Uma possível explicação para a desaceleração do contágio mesmo com a reabertura é a possibilidade de que a imunidade de rebanho ocorra antes do que o esperado no início da pandemia. O uso de máscaras e o distanciamento também podem ter impactado positivamente.
 


BOLSA EM ALTA

Em plena pandemia, mais de 900 mil brasileiros decidiram se aventurar no mercado de ações, um fenômeno inédito. Matéria de capa de VEJA explica por que a onda de novatos pode gerar um ciclo virtuoso no país, que viu uma fuga de investidores internacionais desde o início do ano. Ao todo, os estrangeiros retiraram 82 bilhões de reais da bolsa, enquanto pessoas físicas injetaram 51,7 bilhões de reais no período. A projeção, agora, é que o mercado de ações brasileiro possa atingir a marca de 10 milhões de pessoas físicas como investidores. Para isso, a retomada econômica precisa sair do papel, com aprovação de reformas e respeito ao teto de gastos.


PARAÍSO REABERTO

Fechado para visitantes desde 21 de março, Fernando de Noronha (PE) voltará a receber turistas a partir de terça-feira. A entrada, porém, só será permitida a pessoas que já tiveram coronavírus e se recuperaram. Guilherme Rocha, administrador local, afirmou que a comprovação da recuperação será feita mediante apresentação do exame RT-PCR, feito pelo turista pelo menos 20 dias antes da viagem, ou o sorológico, que detecta os anticorpos do coronavírus. Ao todo, Noronha soma 94 infectados, sendo que 93 se recuperaram e um está em observação. "Não há transmissão comunitária na ilha há muito tempo", disse André Longo, secretário de Saúde.


MELHOR RESPOSTA IMUNE

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos, revelou que a resposta imune das mulheres à Covid-19 é mais eficiente que a dos homens. A pesquisa analisou 98 pacientes, sendo 47 homens e 51 mulheres, e concluiu que os homens desenvolvem uma ativação muito mais fraca das células T, cujo trabalho é matar as células infectadas pelo vírus e impedir a propagação da doença. Além disso, quanto mais velho o homem, mais fraca foi a resposta dessas células. Essa característica não foi encontrada nas mulheres. Vale ressaltar que o estudo tem suas limitações. Além do pequeno número de pacientes incluídos, a idade avançada dos participantes pode ter interferido nos resultados.


ALÍVIO NA CHINA

A China não registra nenhum caso de transmissão local da Covid-19 há 11 dias . No período, foram relatados apenas casos importados, isto é, quando o paciente é infectado no exterior. Em relação às mortes, não há registro de vítimas fatais há pelo menos sete dias. Atualmente, a Comissão Nacional de Saúde chinesa afirmou que existem cerca de 325 casos ativos da doença no país, com quatro pacientes internados em estado grave. Até o momento, cerca de 4.600 pessoas morreram em decorrência da doença na China, berço da infecção. Os dados, porém, são contestados por diversas associações, como o Comitê para Proteger Jornalistas, que sugere uma leitura cautelosa das informações divulgadas.

publicidade
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário