O que está acontecendo: a bancada do PSOL e os vereadores Paulo Messina (PSD) e Teresa Bergher (PSDB) buscam 17 assinaturas necessárias para instalar a CPI. Doze parlamentares ouvidos ontem afirmaram estar dispostos a apoiar a criação da comissão.
Em detalhes: dois citados pelo doleiro como portadores de cheques de propina se dizem melhores amigos nas redes sociais. Um trabalha na Riotur e o outro é ex-funcionário da empresa municipal.
O ministro Paulo Guedes (Economia) discute com a equipe econômica a inclusão do Banco do Brasil na lista de privatizações que será enviada ao Congresso no ano que vem. Oficialmente, o Ministério da Economia nega a intenção de privatizar a instituição, mas o assunto foi abordado em reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) há duas semanas.
Bastidores: o primeiro desafio de Guedes é convencer o presidente Jair Bolsonaro a aceitar a venda. Enquanto isso, emissários do ministro tentam sentir o clima do Congresso sobre como a eventual proposta seria recebida por parlamentares. É preciso a aprovação de uma lei específica para privatizar o BB.
A alta recente do preço da carne pode continuar pesando no bolso dos brasileiros pelos próximos anos, afirmam especialistas em comércio exterior. Motivada pelo crescente apetite chinês e a proximidade das festas de fim de ano, alguns cortes registraram valorização de até 50% nos supermercados do Rio.
O que está acontecendo: a disparada do preço nos açougues reflete o aumento em 44% das exportações brasileiras para a China, que reduziu seus rebanhos à metade por causa da febre suína africana e registra aumento da demanda interna. Especialistas explicam que o ciclo de maturação do boi leva de quatro a seis anos, o que indica lenta expansão da oferta da carne no mercado brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário