sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

O ESSENCIAL: País registrou cinco armas por hora em 2019

E mais: juiz de garantias, Porta dos Fundos, câncer de pele, o melhor da música
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 27 de dezembro de 2019
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A Polícia Federal concedeu 44.181 autorizações para de armas de fogo para pessoas físicas entre janeiro e novembro de 2019, 24% a mais do que em todo o ano passado. O número, obtido por meio da Lei de Acesso à Informação, representa cinco novas armas registradas por hora ao longo do ano.

Em detalhes: Minas Gerais é estado que teve a maior quantidade de autorizações, com 6.379. Mas o Tocantins teve o maior salto, de 645%.

O que isso significa: facilitar o acesso da população aos armamentos foi uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro. Pesquisadores alertam, no entanto, para o risco do roubo dos equipamentos, o que pode aumentar o número de armas nas mãos de criminosos.

Outro ângulo: colecionadores e entusiastas das armas criticam a estratégia de Bolsonaro. Eles defendem maior abertura do mercado e querem reduzir a burocracia na concessão dos registros.
 
O “juiz de garantias”, instituído no pacote anticrime sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, não vale para processos em andamento , segundo dois ministros do Supremo Tribunal Federal consultados pelo GLOBO. O ministro Marco Aurélio Mello avalia que haverá dificuldades para implementar a nova figura jurídica em todas as comarcas do Judiciário.

Por que isso importa: prevalecendo o entendimento dos dois ministros, casos como a investigação contra o senador Flávio Bolsonaro não seriam afetados pela nova legislação.

Aconteceu ontem: o Conselho Nacional de Justiça criou um grupo de trabalho para debater a implementação da medida. A conclusão deverá ser apresentada até 15 de janeiro.

O que foi dito: após ter sido chamado de traidor nas redes sociais, Bolsonaro rebateu críticas pela sanção à criação do juiz de garantias. “Se te prejudicar, não vota mais em mim”, disse em transmissão ao vivo. “Não posso ser escravo de todo mundo”.
Integralistas dos anos 1930 eram intelectuais autoritários e republicanos. Novo grupo é midiático e defende a monarquia
Viu isso?
Porta dos Fundos: a polícia investiga se grupo que atacou produtora esteve envolvido em furto de bandeiras na UniRio há um ano.
Nova legislação: Bolsonaro sancionou lei que extingue a prisão disciplinar para PMs e bombeiros.
Transporte rodoviário: empresas de ônibus questionam no STF medidas do governo e da ANTT que estimulam concorrência no setor.
Reta final: orçado em R$ 13 milhões, o réveillon do Rio receberá R$ 5,5 milhões de duas empresas via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Poluição nas praias: as prefeituras de Cabo Frio e Arraial vão à Justiça contra Carapebus por invasão de toneladas de gigogas no litoral.
Câncer de pele: doença é responsável por 30% dos diagnósticos de tumores malignos no país e provocou 33.339 mortes em dez anos.
Diplomacia: o México decidiu recorrer à Corte Internacional de Justiça, da ONU, contra a Bolívia por “assédio policial” em embaixadas.
Editora de Mundo, Cláudia Antunes, e o colunista Guga Chacra analisam a política externa brasileira e os desafios do cenário mundial para o ano que vem
Ano teve shows inesquecíveis de P!nk e King Crimson, no Rock in Rio, e Maria Bethânia, no Manouche, novo álbum de Jards Macalé e sucesso de Billie Eilish
Essas são as principais notícias desta manhã. Acompanhe, também, a edição da noite, com o resumo do noticiário. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para canaltutodroid.nega@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário