Caro leitor,
Chegou a Edição Especial Perspectiva 2020 da Crusoé:
Previsões econômicas indicam que o PIB vai crescer mais de 2% nos próximos 12 meses — um alívio para um país que saiu da depressão.
O Brasil está de fato superando a tragédia petista? 2020 vai mesmo ser um ano melhor?
Para iluminar os desafios que teremos pela frente, Crusoé convidou dez personalidades brasileiras para uma reflexão: cada uma delas escreveu um artigo exclusivo para você, e os textos estão reunidos na Edição Especial Perspectiva 2020.
É leitura obrigatória para começar o Ano Novo.
Em seu artigo exclusivo, o ministro Sergio Moro trata dos desafios da sua pasta, da Justiça e Segurança Pública, analisando a queda em índices de criminalidade e apontando os desafio adiante. E afirma: "A missão está longe do fim."
O ministro do STF Luís Roberto Barroso trata da reação orquestrada de criminosos, investigados e seus defensores contra a Lava Jato e contra outras iniciativas da sociedade que tentam promover uma limpeza nas práticas políticas do país.
O economista Pedro Fernando Nery ressalta a importância dos avanços na economia obtidos nos primeiros 12 meses de governo Bolsonaro. Mas lembra que perigos ainda rondam a economia nacional.
O jornalista Fernando Gabeira analisa as idiossincrasias do governo Bolsonaro.
O filósofo Luiz Felipe Pondé se debruça sobre a cultura no Brasil do futuro próximo e prevê que o debate será cada vez mais refém de "histéricos" obcecados pela pauta sexual e de gênero.
O jornalista e pesquisador Carlos Alberto di Franco mergulha nos desafios do jornalismo em tempos de internet e mostra como ele é — e será — imprescindível para a sociedade democrática.
Erika Marena, delegada da PF que atuou na Lava Jato e hoje comanda o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, explica como o Brasil pode dar outro salto no combate à corrupção: os estados brasileiros são personagens essenciais nessa tarefa.
O professor Paulo Cruz lança mais uma reflexão incomum sobre questões relacionadas ao racismo: ele mostra como as campanhas politicamente corretas carregam em si um componente totalitário.
Janaina Paschoal , deputada estadual e autora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, diz que o aperfeiçoamento da democracia brasileira passa pela liberação das candidaturas avulsas, reduzindo o poder do "cartel" dos partidos políticos.
Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato no Paraná, analisa as conquistas da operação e prevê que 2020 será um ano importante no "esforço dos brasileiros contra a roubalheira".
2020 certamente será um ano de grandes desafios.
Esperamos que a Edição Especial Perspectiva 2020 ajude você a enfrentá-los!
Para saber mais sobre a Edição Especial da Crusoé, basta clicar no botão abaixo:
Boa leitura,
Equipe Crusoé |
Nenhum comentário:
Postar um comentário