A covid andava sumida no noticiário, mas voltou com o surgimento da subvariante BQ.1, em momento em que a baixa adesão às doses de reforço das vacinas e as aglomerações na campanha eleitoral fazem disparar a taxa de transmissão (Rt), aumentando as internações e o risco de uma nova onda às vésperas das festas de fim de ano. .......................... A previsão é que a nova subvariante se torne dominante no Brasil nas próximas semanas. As vacinas continuam eficazes, mas a BQ.1 eleva o risco de infecção. O Brasil tem 171,6 milhões de pessoas com vacinação completa. Só 105,2 milhões tomaram a terceira dose, e 35,1 milhões, a quarta.
****************** SOB NOVA DIREÇÃO Começou a convocação da equipe de transição de Lula, com a lista anunciada pelo "técnico" Geraldo Alckmin. Na área econômica, os nomes confirmados são André Lara Resende, Guilherme Mello, Nelson Barbosa e Pérsio Arida. Na área de desenvolvimento social, Simone Tebet, Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma; Tereza Campello, economista; André Quintão, deputado estadual pelo PT em Minas Gerais. O deputado Antônio Brito (do PSD, partido de Gilberto Kassab) integrará o conselho político da transição. .......................... Arida e Lara Resende criaram a base teórica que levou ao Plano Real. Na campanha de 2018, Arida foi coordenador do programa econômico de Alckmin, e Lara Resende assessorou Marina Silva. .......................... Para a área de saúde, o anúncio da equipe de transição foi feito pelo senador Humberto Costa: ele mesmo, mais três ex-ministros da Saúde (Alexandre Padilha, José Gomes Temporão e Arthur Chioro) e um ex-secretário (David Uip, que se destacou no combate à pandemia). .......................... A Folha fez a conta: Lula terá que entregar uma promessa de campanha a cada 14 dias para cumprir o que disse que fará em seu governo. ****************** CERCADINHO Deve gerar reclamação formal no conselho de medicina paulista uma fake news sobre Lula estar de novo recebendo tratamento contra um câncer. As mensagens de WhatsApp aparentemente foram espalhadas por um professor titular da Faculdade de Medicina da USP. .......................... Depois da derrota para Lula, Bolsonaro adotou o "fica em casa": em home office, teve compromissos oficiais só em quatro dias. Ricardo Kotscho se pergunta se o presidente está à espera de apoio das Forças Armadas. .......................... Ainda não deram nomes aos bois, mas segundo os procuradores-gerais de Justiça de São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo, empresários participaram do financiamento de bloqueios de estradas e manifestações às portas de quartéis do Exército. Motoristas de caminhão que participam de protesto em Brasília dizem que foram para lá por ordem dos patrões. .......................... Carolina Brígido conta que a Transparência Eleitoral acha que os atos antidemocráticos não acabam em janeiro. .......................... No Rio Grande do Sul, bolsonaristas apelaram a uma tática nazista para intimidar eleitores de Lula: sugeriram a comerciantes locais que colassem adesivos com a estrela vermelha do PT na frente de seus estabelecimentos. .......................... Ligeira variação para 01 (Flávio) e 03 (Eduardo) no lema de Bolsonaro: Deus, pátria(s), família e liberdade. O plural para pátria vem do pedido de cidadania italiana, feito pelos dois.
****************** PARA PENSAR Christian Dunker: Bolsonarista agarrado ao caminhão é o delírio coletivo diante da realidade. ****************** SEU BOLSO Pronampe: veja novas regras e alternativas de crédito para pequenas empresas. .......................... Esqueça os híbridos: estes cinco carros 1.0 flex "raiz" são campeões de baixo consumo.
****************** MUNDO DO CRIME Cibersegurança no Brasil: "ataque hacker não é questão de se, mas quando", diz especialista. .......................... Josmar Jozino conta que a polícia está à procura de uma cisterna com corpos de vítimas do tribunal do crime do PCC.
****************** NA NEWSLETTER NÓS NEGROS O destaque da edição de segunda-feira é a coluna da médica de família Júlia Rocha, que conta a história de uma mulher negra que ficou anos até conseguir um diagnóstico sobre os problemas de saúde que afetavam sua vida pessoal e profissional. Inscreva-se para receber a newsletter segunda, quarta e sexta. ****************** NA NEWSLETTER SPLASH TV De segunda a sexta, o boletim conta o que de melhor rola no reality A Fazenda 14. Para receber em seu email, cadastre-se. ****************** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário