Enfim chegou a Black Friday. Se você estava esperando a data para comprar com desconto aquele produto que vinha namorando faz tempo, cuidado. Tem muita oferta boa, mas também existem lojas praticando o "tudo pela metade do dobro". Dias antes do evento, alguns estabelecimentos inflacionam o valor dos produtos, para simular uma oferta na sequência. A prática é considerada propaganda enganosa e até motivou um apelido com o típico humor brasileiro: Black Fraude. Além do desconto fake, também acontece de o cliente se interessar por uma oferta e, ao concluir a compra, o desconto não ser aplicado ou ser compensado no preço alto do frete. Há outras situações para ficar de olho: - quando a loja condiciona um desconto com base em alguma característica do item, como uma cor específica. Assim, o consumidor precisa estar atento se existe alguma ressalva na oferta para não cair em uma pegadinha.
- produtos que são amostra da loja e têm preço mais baixo. Pode ocorrer a demora na entrega a ponto de anular a vantagem da oferta -- com cobrança de tributo na alfândega em caso de produtos importados.
Por tudo isso, a melhor estratégia é usar plataformas que monitoram histórico de preços e comparar o valor do produto que você deseja entre lojas. Isso diminui o risco de cair em roubada. Outro ponto importante é se atentar às características do produto, ao valor do frete e ao prazo de entrega. Antes de adquirir qualquer item ou serviço, deve-se obter informações sobre o preço total que pagará, incluindo possíveis taxas. Verificar a reputação da loja virtual é outra dica fundamental. Confirme via Google, avaliações nos apps, Reclame Aqui e/ou Procon. Tome cuidado também com os golpes como o do boleto falso, muito comum durante a Black Friday. Além dessas dicas, Tilt também preparou um texto com os 10 mandamentos para você não cair em nenhum golpe. ******** Quer um jeito prático de se informar? Veja como receber notícias de Tilt em seu WhatsApp ou no Telegram! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário