As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 18.093.891 contaminados e 689.625 mortos no mundo. No Brasil são 2.733.677 contaminados e 94.104 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.
A SITUAÇÃO DAS CAPITAIS
País com dimensões continentais, o Brasil vive cenários distintos da pandemia de coronavírus em diferentes regiões e um exemplo disso são as capitais. Levantamento de VEJA mostra que catorze delas apresentam números estáveis ou em queda de novos casos, como é o caso de Porto Alegre, Fortaleza, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, enquanto Recife, Florianópolis e São Paulo têm cenários de aceleração de infectados. A capital paulista, por sua vez, mostra redução de 27,2% no ritmo de mortes em relação à última semana. A queda mais expressiva na média móvel de óbitos, entretanto, foi registrada em Belém: 155%. Goiânia e Palmas, por outro lado, convivem atualmente com aumento nas mortes.
VACINA BCG E O CORONAVÍRUS
Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores do departamento de Psicologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluiu que a vacina BCG, responsável pela imunização contra a tuberculose que é aplicada em recém-nascidos e é obrigatória no Brasil, pode evitar contágio e mortes pelo novo coronavírus. Segundo a pesquisa, países como o Brasil teriam um maior número de mortes caso a BCG não estivesse em seu calendário de vacinação. O estudo analisou o número diário de infectados em 135 países e de óbitos em 134 nações nos primeiros trinta dias da disseminação da doença, e constatou que os índices são mais altos nas nações que não aplicaram vacinas contra a tuberculose até os anos 2000.
PEDIDO DOS SUPERMERCADOS
Com o avanço do coronavírus no interior de São Paulo, diversas prefeituras decidiram restringir o horário e os dias de funcionamento dos supermercados por meio de decretos. Isso fez a Associação Paulista de Supermercados (Apas) ir à Justiça para reverter as decisões de ao menos 25 municípios.Um dos casos, o da disputa entre a entidade e a prefeitura de São José do Rio Preto, foi parar nas mãos do ministro do STF Dias Toffoli. O setor supermercadista do estado, que viu crescer as vendas reais em 7,4% de janeiro a junho deste ano em relação ao mesmo período de 2019, agora vive momentos de tensão e, segundo o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos, o crescimento "deve ser mínimo" no segundo semestre.
COVID-19 E A SÍNDROME DE DOWN
Ainda que em fase preliminar, um estudo colaborativo internacional para identificar como a Covid-19 se manifesta em pessoas com síndrome de Down mostrou que os sintomas mais comuns para essa população são febre, tosse, dificuldade para respirar e congestão nasal, além de revelar que as chances de a infecção se agravar é maior a partir dos 40 anos para quem tem essa condição genética – na população geral os riscos aumentam após os 60 anos. O estudo segue em andamento e deve durar dois anos. Ele é realizado por pesquisadores de diversos países como Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, e tem o apoio de organizações internacionais.
publicidade
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário