quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

O ESSENCIAL: Polícia investiga grupo que reivindicou ataque ao Porta dos Fundos

E mais: juiz de garantias, réveillon no Rio, energia limpa e eclipse solar
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 26 de DEZEMBRO de 2019
O DIA EM RESUMO
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A Polícia Civil do Rio vai investigar o grupo que reivindicou a autoria do ataque à produtora Porta dos Fundos. Em vídeo apócrifo que circula nas redes sociais, três pessoas com rostos cobertos afirmam ter atirado coquetéis molotov contra o prédio em retaliação ao especial de Natal satírico dos humoristas. No vídeo, o grupo se autointitula um “comando integralista”.

Aconteceu hoje: o secretário de Polícia Civil, Marcus Vinícius Braga, convocou reunião de emergência com integrantes do Porta dos Fundos. Ele disse que o caso é “gravíssimo” e descartou crime de terrorismo. Jornais estrangeiros noticiaram o ataque e a investigação.

Reação: a Frente Integralista Brasileira negou relação com o grupo que assumiu autoria do ataque. Em entrevista, o presidente da FIB disse que não é a favor da violência e que integralistas não cobrem o rosto.

Assista: câmeras da produtora registraram o lançamento das bombas e o fogo dentro do prédio.
Um vigilante quase foi atingido.
 
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi indiciado pela Polícia Federal em investigação sobre o Instituto Lula. Segundo a PF, o petista e outras três pessoas, incluindo o empresário Marcelo Odebrecht, cometeram crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em doações oficiais que somam R$ 4 milhões da empreiteira para a instituição.

Reação: a defesa de Lula afirmou que o indiciamento é uma perseguição ao ex-presidente.

O que acontece agora: caberá ao Ministério Público Federal avaliar se denuncia ou não Lula pelos crimes apontados pela PF.

Em detalhes: no documento, o delegado Dante Pegoraro Lemos afirma que há indícios de superfaturamento em contratos do instituto com empresas dos filhos de Lula.
Viu isso?
Juiz de garantias: o Ministério da Justiça deu cinco argumentos contra a medida, incluindo o de que prejudicaria investigações.
Educação: institutos federais querem reverter no Congresso a medida provisória que alterou regra para escolha de reitores.
Sorte ou azar: Bolsonaro escolheu o número 13 em jogo da Mega-Sena da Virada, mas descartou relação com o PT.
Mercado financeiro: na volta dos negócios após o Natal, o índice da Bolsa de Valores de São Paulo atingiu novo recorde, de 117.203 pontos.
Comércio: as vendas natalinas em shoppings cresceram 9,5% em comparação ao ano passado, a maior alta desde 2014.
Réveillon: para receber 2,8 milhões de pessoas, o Rio terá esquema especial de trânsito. Venda de bilhetes de metrô começou com filas .
Alter do Chão: militar da reserva disse que falou “em tom de brincadeira” em parte de depoimento sobre caso de brigadistas presos.
Tragédia: o tufão Phanfone destruiu casas e deixou 16 mortos e centenas de turistas presos nas Filipinas.
Simulação da Universidade de Stanford prevê que transição energética reduziria preço da energia em 61% e geraria 28 milhões de empregos
Fenômeno anual é provocado pelo alinhamento entre Terra, Lua e Sol e foi visto na Ásia, África e Oceania. No Brasil, só será observado em 2028
As mais lidas do site do GLOBO
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para canaltutodroid.nega@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário