A Black Friday deste ano deve movimentar cerca de R$ 3,6 bilhões em vendas no varejo, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O órgão acredita que será o maior faturamento deste evento em uma década e que oito em cada dez brasileiros devem fazer compras. Entre tantas marcas e anunciantes, quais campanhas se destacam para o consumidor? Um levantamento das empresas Blend New Research e Shopper Experience monitorou as ações publicitárias desde 11 de novembro e fez um estudo sobre as campanhas, com um painel online com 5.880 consumidores. Quando questionados se "lembram de alguma propaganda de Black Friday nos últimos dias", 81% dos respondentes afirmaram que sim. Segundo o levantamento, as empresas com as campanhas mais lembradas foram: - Casas Bahia (citada por 25,19% dos respondentes)
- Americanas (citada por 25,17% dos respondentes)
- Magazine Luiza (citada por 22,94% dos respondentes)
- TIM (citada por 10,23% dos respondentes)
- Netshoes (citada por 10,14% dos respondentes)
- Samsung (citada por 9,72% dos respondentes)
- Vivo (citada por 7,83% dos respondentes)
"As empresas varejistas estão na frente na questão de lembrança. Isso acontece, principalmente, porque possuem a tradição de começar suas ações com mais antecedência", afirmou Valeria Rodrigues, diretora da Shopper Experience. "Também se destaca o nome da Samsung. A lembrança acontece, principalmente, por causa das parcerias que a marca faz com as maiores varejistas", declarou a executiva. Fim da "Black Fraude"Para 61% dos consumidores que responderam às questões, os preços estão melhores do que em outras épocas do ano. Para Valeria, este dado é um importante sinalizador de que as promoções são "reais". "Este é um passo importante para a construção de uma verdadeira oportunidade de negócios para as marcas. O público tem mostrado um alto interesse em adquirir produtos e serviços", disse. "As marcas precisam enxergar este tipo de oportunidade. Anunciantes precisam olhar com mais cuidado para estas ações. 52% dos consumidores ainda pretendem fazer compras: muitos deles ainda esperam a última hora", declarou Lucas Pestalozzi, diretor da Blend New Research. Mesmo assim, de acordo com as informações da Ebit|Nielsen, o "esquenta" da Black Friday deste ano (de segunda até quarta-feira) alcançou um faturamento de R$ 751 milhões, alta de 49% em relação ao mesmo período de 2018. Durante esses três dias, o volume de pedidos aumentou 46%: foram 1,93 milhão de pedidos em 2019, frente a 1,32 milhão no ano passado. Quais produtos são pesquisados?A pesquisa da CNC apontou, ainda, que eletroeletrônicos e itens de utilidade doméstica devem ser os destaques da Black Friday neste ano. Segundo o levantamento da Blend New Research e Shopper Experience, celulares e televisores são os produtos mais pesquisados. Veja a lista dos cinco primeiros: - Celulares e smartphones (50,87% dos consumidores)
- Televisores (31,9% dos consumidores)
- Roupas (17,6% dos consumidores)
- Computadores e notebooks (7,12% dos consumidores)
- Geladeiras (6,85% dos consumidores)
"Os bens duráveis ainda são destaque, mas a incidência de buscas por roupas e produtos de beleza mostra que as marcas estão se mobilizando mais. Serviços, como iFood e Uber Eats, e até entretenimento, como a rede Cinemark, também estão mais presentes. Quanto mais empresas com credibilidade entrarem na Black Friday, melhor", afirmou Valeria. |
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