Investigações que envolvem os ex-governadores Sérgio Cabral (Rio) e Marconi Perillo (Goiás) e o bicheiro Carlinhos Cachoeira estão entre os 935 casos que foram paralisados e devem ser retomados após decisão do Supremo Tribunal Federal de liberar o compartilhamento de dados de órgãos de controle com o Ministério Público.
O que falta acontecer: os ministros da Corte ainda vão definir se a decisão tem impacto automático ou se será preciso autorizar a retomada de cada caso suspenso por decisão judicial.
Dimensão: 78% dos procedimentos parados investigam apenas três crimes — lavagem de dinheiro, ocultação de bens e crimes contra a ordem tributária. Um em cada quatro casos suspensos tramita em São Paulo.
Cerca de 135 mil brasileiros têm o vírus HIV e não sabem, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde no Dia Mundial de Luta contra a Aids. O número representa 15% de todas as pessoas contaminadas no país — em um ano, a incidência do vírus subiu de 866 mil para 900 mil pessoas. Apesar da alta na contaminação do HIV, os casos registrados de Aids, quando a pessoa desenvolve a doença, e o número de mortes decorrentes caíram.
Em detalhes: o ministério focará a campanha de prevenção e diagnóstico na população jovem. Brasileiros entre 20 e 34 anos representam 57,5% das notificações de infecção no país.
Essas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para começar o dia bem informado. Inscreva-se aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário