Segundo relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, entre 2014 e 2018, índice de pobreza nos países da região subiu 2,3%; crescimento é explicado pelo aumento registrado no Brasil e na Venezuela.
Nível de concentração de dióxido de carbono chegou a 407,8 partes por milhão em 2018; ONU destaca aumento das concentrações de metano e óxido nitroso em relação à média da década anterior.
O mais afetado é o estado de São Paulo com mais da metade das notificações; na África, República Democrática do Congo já enterrou mais de 4,5 mil crianças por causa do surto; em todo o mundo, é o maior número desde 2006.
Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura anunciou decisão nesta segunda-feira em sua sede em Paris; primeiro-ministro de Portugal, António Costa, compareceu à agência da ONU acompanhado de outros membros do governo.
Mas grupo também é elogiado pelos esforços de mitigação; com atuais compromissos, mundo caminha para um aumento de temperatura de 3.2°C; redução de emissões tem de ser 7,6% ao ano na década de 2020 a 2030; quatro principais emissores são China, União Europeia, Índia e Estados Unidos.
Foram mais de 120 mil óbitos em 2018; também no ano passado, 140 mil meninas contraíram o HIV, quase o triplo da quantidade de novas infecções em meninos; somente pouco mais da metade dos soropositivos de 0 a 14 anos tem acesso a tratamento com antirretrovirais.
Estudo para ONU Meio Ambiente faz previsões sobre extração global de carvão, petróleo e gás; países devem superar metas definidas no Acordo do Paris para limitar aumento da temperatura global.
Brasil registrou 1.206 assassinatos por razão de gênero; El Salvador, Honduras e Bolívia são os países com maiores taxas proporcionais desse tipo de crime; para chefe da Cepal, números provam "padrões patriarcais, discriminatórios e violentos".
Os ex-primeiros-ministros Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embaló obtiveram a maioria dos votos depositados nas urnas no último domingo; representante do secretário-geral em Bissau, Rosine Sori-Coulibaly parabenizou o povo do país por eleição pacífica.
O português Luís Carrilho recebeu título da agência ONU Mulheres como defensor da campanha HeforShe, que convida homens a defenderem os direitos das mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário