quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

O ESSENCIAL: Morador de SP testa positivo para coronavírus

E mais: Jair Bolsonaro, prisão em 2ª instância, Estandarte de Ouro
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 26 de fevereiro de 2020
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, bom dia.

Confira as principais notícias do dia e um resumo do que aconteceu durante o carnaval.

Boa leitura!
 
Um homem de 61 anos, morador de São Paulo, recebeu diagnóstico positivo para coronavírus em exame realizado no Hospital Albert Einstein. Ele esteve na Itália em fevereiro — o país enfrenta surto da doença e já contabiliza 11 mortos e 322 infectados . O Ministério da Saúde informou que o paciente apresenta sinais brandos da doença e aguarda a contraprova para confirmar o primeiro caso do vírus no Brasil. Enquanto isso, autoridades tentam rastrear os trajetos do paciente e identificar pessoas que entraram em contato com ele.

Panorama pelo mundo: o coronavírus tem avançado pela Europa e Oriente Médio. Seis novos países confirmaram os primeiros casos entre segunda-feira e terça-feira: Áustria, Croácia, Suíça, Omã, Iraque e Afeganistão. No Ira, já são 16 mortos; o vice-ministro da Saúde do país foi infectado. O número de contaminados pelo mundo passou de 80 mil.

Em foco: mil pessoas estão isoladas em um resort em Tenerife (foto), nas Ilhas Canárias, depois que foi confirmada a contaminação de um médico italiano no hotel.

Em paralelo: uma missão da Organização Mundial de Saúde elogiou o trabalho da China para frear o vírus. “Vimos uma resposta ágil, em escala fenomenal e baseada em ciência”, afirmou epidemiologista.
 
O presidente Jair Bolsonaro compartilhou no WhatsApp um vídeo que convoca a população para um ato em março em defesa do governo, dos militares e contra o Congresso. O ex-deputado federal Alberto Fraga confirmou ter recebido a mensagem do presidente, de quem é amigo.

Repercussão: parlamentares e lideranças políticas reagiram às críticas de Bolsonaro. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso classificou o episódio como “uma crise institucional de consequências gravíssimas”.

Contexto: a mobilização contra o Congresso ganhou força após o ministro Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) acusar os parlamentares de chantagear o governo. A Câmara dos Deputados e o Senado chegaram a discutir a possibilidade de chamar Heleno para dar explicações.
 
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que determina a prisão após a condenação em segunda instância tem o apoio da maioria dos integrantes da comissão da Câmara dos Deputados que analisa o assunto. Levantamento do GLOBO mostra que 22 dos 31 deputados são favoráveis à antecipação da pena , incluindo o relator Fábio Trad (PSD-MS). Também há maioria para estender a medida para além dos casos criminais, englobando outros tipos de ações, como civil e tributária.

Ponto em debate: não há consenso sobre o alcance das novas regras. Parlamentares estão divididos sobre a aplicação em casos que já estão em andamento.
 
A Grande Rio foi a principal vencedora do da 49ª edição do Estandarte de Ouro, prêmio promovido pelo GLOBO e pelo “Extra”. Dedicada a contar a história do pai de santo Joãozinho da Gomeia, a agremiação de Duque de Caxias venceu em cinco quesitos, incluindo o de melhor escola. Portela, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Viradouro também foram premiadas: veja a lista. Na internet, leitores podem votar nos destaques favoritos dos desfiles do Grupo Especial.

Outro olhar: a águia hi-tech da Portela, a exuberância da Viradouro, a sátira da São Clemente com Marcelo Adnet e a imponência da Mocidade Independente ao louvar Elza Soares foram alguns dos destaques do Grupo Especial, contados por Aydano André Mota. Hoje, a partir das 16h15, a apuração das notas sobre os desfiles definirá a campeã do Grupo Especial.

Folia nas ruas: o Fervo da Lud, da cantora Ludmilla, mobilizou 1 milhão de foliões, um recorde entre os megablocos do carnaval deste ano no Rio, superando o tradicional Cordão da Bola Preta.

Campeã em São Paulo: com enredo sobre o conhecimento, a Águia de Ouro venceu o carnaval paulista pela primeira vez em 44 anos de história. O título foi conquistado com um décimo de diferença para a segunda colocada, a Mancha Verde.
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema repete que é ‘novo na política’, mas expõe a velhice do novo
Viu isso?
Morte na contravenção: apontado como chefe jogo do bicho, Alcebíades Paes Garcia, irmão do contraventor Maninho, foi assassinado com 20 tiros após assistir desfiles na Sapucaí.
Exoneração coletiva: no sábado, Bolsonaro revelou ordem para demitir a diretoria do Inmetro: “Implodi. Mandei todo mundo embora”.
Motim de PMs: o Ceará registrou 170 assassinatos desde o início da paralisação de policiais, no dia 19. O governo estadual afastou 168 agentes.
De olho nas urnas: Witzel lançou o nome de Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do BNDES e IBGE, para a prefeitura do Rio.
Carnaval do calor: a sensação térmica no Rio chegou a 55,4 graus na terça-feira, a maior registrada na cidade desde 2014.
Morte no Egito: o ex-presidente e ditador egípcio Hosni Mubarak morreu na terça-feira, aos 91 anos.
Pivô do #MeToo: o produtor Harvey Weinstein foi condenado por estupro na segunda-feira. Pena pode chegar a 29 anos de prisão.
Pós-folia: o Flamengo decide hoje a Recopa Sul-americana contra o Independiente del Valle. Pela Copa do Brasil, o Fluminense enfrenta o Moto Club (MA).
Plácido Domingo, tenor espanhol
Repórteres contam o que pesa na apuração das notas de escolas de samba e como é a cobertura política na Marquês de Sapucaí
Para ler com calma
Em entrevista, diretor britânico de 83 anos faz contundente alerta sobre a ‘uberização’ do trabalho em ‘Você não estava aqui’, que estreia no país amanhã
Estas são as principais notícias do final de semana.  Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para canaltutodroid.nega@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário