quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

O ESSENCIAL: Governo refaz passos de brasileiro infectado por coronavírus

E mais: Viradouro campeã, reação a Bolsonaro, recorde do dólar
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
RIO, 26 de FEVEReiro de 2020
O DIA EM RESUMO
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Olá, boa noite.

Confira as principais notícias do dia.

Boa leitura!
 
A confirmação do primeiro caso de coronavírus (Covid-19) no Brasil deu início a uma tentativa de rastrear os passos do brasileiro de 61 anos, morador de São Paulo, que teve o diagnóstico confirmado em contraprova de exame. Cerca de 30 pessoas que tiveram contato com o paciente foram contactados. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) busca informações sobre passageiros e tripulantes  do voo da Air France que trouxe o brasileiro da Itália, com parada em Paris, no dia 21 de fevereiro. E o governo de São Paulo criou um centro de contingência para monitorar o vírus.

O que está acontecendo: além da confirmação, o Brasil tem outros 20 casos suspeitos, informou o ministro Luiz Henrique Mandetta (foto). Ao menos 18 pessoas viajaram a outros países com registros de contágio.

Panorama no mundo: a França confirmou a segunda morte em decorrência do vírus. A Coreia do Sul notificou 169 novos casos. Na terça-feira, o número de pacientes infectados no mundo chegou a 427 , pela primeira superior aos novos casos diários na China, que contabilizou 411.

Impacto na economia: o governo brasileiro admitiu que o coronavírus pode afetar o crescimento do país em 2020. Três frentes preocupam a equipe econômica. No mundo, bolsas europeias e asiáticas voltaram a registrar fortes quedas. A Bolsa de São Paulo despencou 7,3%.
 
Autoridades do Legislativo e do Judiciário reagiram ao compartilhamento pelo presidente Jair Bolsonaro de vídeo sobre manifestações contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. O ministro Celso de Mello, decano do STF, fez uma crítica direta ao presidente: “se realmente confirmada” a divulgação do vídeo, demonstra “uma visão indigna de quem não está à altura do altíssimo cargo que exerce” . Gilmar Mendes, do STF, pediu respeito entre os Poderes. Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, defendeu a democracia. Outros parlamentares também adotaram tom crítico.

O que disse o presidente: Bolsonaro afirmou que mensagens trocadas com amigos pelo celular são “de cunho pessoal”.

Em paralelo: o vice-presidente Hamilton Mourão declarou não ter autorizado uso de sua imagem para convocação de manifestações. No entanto, disse que protestos “fazem parte da vida democrática”.
 
A Viradouro conquistou seu segundo título do carnaval carioca, depois de 23 anos. A vitória da escola de samba de Niterói foi decidida em quesito de desempate (confira todas as notas ). A Grande Rio ficou em segundo lugar, seguido por Mocidade, Beija-Flor, Salgueiro e Mangueira. As seis agremiações estarão no Desfile das Campeãs, no sábado. Os ingressos já começaram a ser vendidos.

Relembre o desfile campeão: a Viradouro arrebatou a Sapucaí com um desfile luxuoso sobre as Ganhadeiras de Itapuã, escravas da Bahia que trabalhavam para juntar dinheiro e alforriar seus companheiros e outras mulheres no século XIX. O enredo “Viradouro de alma lavada” foi assinado pelos jovens carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, que são casado e trabalharam juntos pela primeira vez.

Galeria: 16 imagens recontam a passagem da Viradouro pela Sapucaí.
Viu isso?
Novo recorde: impactada pelo avanço do coronavírus, a cotação do dólar atingiu R$ 4,44.
Danos no litoral: um navio contratado pela Vale que transporta minério de ferro corre risco de afundar no litoral do Maranhão após avaria no mar.
Morte na contravenção: assassinato de irmão de contraventor Maninho após desfiles na Sapucaí está ligado à briga de família, diz presidente de honra do Salgueiro.
Braços cruzados: 43 policiais militares foram presos no Ceará por participação em motim ou abandono do serviço militar.
A lista do MEC: o ministro da Educação divulgou as 54 escolas que adotarão modelo cívico-militar este ano. Maioria fica na região Norte.
Notificação exigida: bancos de dados devem informar consumidores antes de compartilhar informações pessoais, decidiu o STJ.
Apelo moderno: o Papa Francisco pediu aos católicos que parem com a “trolagem” — insultos nas redes sociais — durante a Quaresma.
Duffy, cantora
Depoimento divulgado em rede social em que revela ter sido vítima de episódio traumático, que estaria relacionado à distância dos holofotes por dez anos
Símbolos das modalidades olímpicas e paralímpicas ganham movimento pela primeira vez. Divulgação ocorre em meio ao temor sobre o coronavírus
As mais lidas do site do GLOBO
Estas são as principais notícias de hoje. Acompanhe, também, a edição da manhã, que reúne todas as informações para você começar o dia bem informado. Aproveite e receba as outras newsletters do GLOBO. Inscreva-se aqui.

Obrigado pela leitura!
(21) 4002-5300 - Capitais e grandes cidades | 0800 021 8433 - Demais localidades
 
2ª a 6ª feira, das 6h30 às 17h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h
Ainda não é assinante do Globo? Ligue 4002-5300 ou acesse ›
Esse email foi enviado para canaltutodroid.nega@blogger.com
Caso não queira mais receber esta newsletter diária acesse esse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário