Esta newsletter traz um resumo gratuito de conteúdo do UOL. Assinantes têm acesso à versão integral, com mais orientações. Fundos imobiliários são opção para quem busca investir em algo que garanta uma renda mensal por muitos anos sem ter que se preocupar com a aplicação, como se fosse um aluguel de imóvel, afirmam profissionais do mercado financeiro. Mas esse plano precisa de cuidados na escolha dos fundos, no acompanhamento das carteiras e na estratégia de diversificação, destacam especialistas. Segundo profissionais de mercado, os fundos imobiliários podem funcionar como fonte de renda regular e para sempre. Veja alguns desses motivos. - Pagamentos mensais: a maioria dos fundos imobiliários negociados na Bolsa e que fazem parte do Ifix --índice de fundos imobiliários da Bolsa --fazem pagamentos mensais de dividendos. Por regra de mercado, esses fundos precisam distribuir aos cotistas pelo menos 95% do lucro obtido.
- Isenção de Imposto de Renda: os rendimentos pagos pelos fundos imobiliários são isentos de Imposto de Renda.
- Principal continua aplicado: quem tem dinheiro aplicado em fundo imobiliário consegue ter o rendimento mensal sem mexer na aplicação principal.
- Proteção da inflação: os fundos imobiliários acompanham de alguma forma a inflação. Isso protege o patrimônio do aplicador, algo fundamental em investimentos de longo prazo.
Veja aqui 4 vantagens dos fundos imobiliários em relação a ter um imóvel. Quanto juntar para ter R$ 2.000 mensais para sempreA pedido do UOL, o analista de fundos imobiliários da Empiricus, Caio Araújo, estimou quanto uma pessoa precisaria juntar para ter uma renda mensal de R$ 2.000 para sempre. O resultado dessa conta, claro, varia muito. Veja aqui quanto investir em FIIs, no total, para ter essa renda média. É possível então investir em fundo imobiliário e esquecer? Profissionais de mercado dizem que não é aconselhável deixar de acompanhar onde o dinheiro está aplicado. O comportamento dos imóveis que estão dentro de um fundo imobiliário varia com o tempo. Por isso, o investidor precisa checar com certa regularidade se o gestor do fundo está trabalhando para fazer com que os imóveis daqueles fundos não se desvalorizem. Veja aqui mais 4 cuidados que o investidor deve ter antes de começar a aplicar em fundos imobiliários. Queremos ouvir vocêTem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br. Ela pode ser respondida no programa semanal Papo com Especialista, para assinantes do UOL. Assista ao vivo todas as quintas-feiras, às 15h, ou reveja os programas transmitidos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário