terça-feira, 22 de setembro de 2020

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 31.346.086 contaminados e 965.294 mortos no mundo. No Brasil são 4.558.040 contaminados e 137.272 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.

POR DENTRO DOS TESTES

Os 9.000 profissionais de saúde inscritos para participar dos estudos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan devem receber as duas doses do fármaco até 15 de outubro . Entre os voluntários já imunizados, nenhum apresentou efeitos adversos graves. Apenas 0,9% deles tiveram febre e outros 3,6%, dor no local da aplicação. A previsão do governo paulista é começar a vacinação geral já em janeiro de 2021, logo após a liberação da Anvisa. Segundo o governador João Doria, toda a população de São Paulo será vacinada até fevereiro.


NEGÓCIOS DIGITAIS

Um estudo da consultoria Bain&Company, feito a pedido do Google, revelou que um terço dos brasileiros começou a usar o smartphone para fazer o primeiro negócio digital durante a pandemia. A mudança foi generalizada. Ao todo, 34% dos consumidores fizeram seu primeiro pedido de delivery de comida via aplicativo, 44% completaram uma transação bancária online e 46% assistiram a uma live pela primeira vez. E é justamente a tecnologia e logística que devem alavancar a geração de empregos no pós-pandemia, segundo uma projeção feita pelo Senai. Com home office em alta e avanço do e-commerce, o mercado de trabalho deve abrir mais espaço para desenvolvedores de sistemas e especialistas em logística 4.0.


TEMPO DE PROMOÇÕES

A pandemia causou prejuízos para as empresas aéreas, que se viram obrigadas a praticamente parar e agora, com a retomada, usam descontos para se reerguer. Mas é preciso ter cuidado com preços muitos baixos. Isso porque, em tempos de crise financeira, empresas em situação precária podem fazer promoções para gerar caixa, ou seja, operadoras de turismo cobram do cliente sem fazer o repasse às linhas aéreas, hotéis e outros serviços. Para evitar adversidades, a agente de viagens Roslene Penz indica a opção por operadoras confiáveis e se informar sobre a reputação da empresa.


DANOS CEREBRAIS

Um estudo conduzido por cientistas da Fiocruz, UFRJ e o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino indicou que o novo coronavírus é capaz de infectar células neurais . Para os pesquisadores, com isso, há risco de danos no sistema nervoso central. Eles analisaram o tecido neural de uma criança que morreu em decorrência da Covid-19 e encontraram o vírus no revestimento de células da caixa craniana. Segundo a pesquisa, porém, o coronavírus não consegue se replicar no sistema nervoso central. Os resultados ainda devem passar por revisões de outros cientistas e ser submetido a uma avaliação externa.


SÍNDROME PERIGOSA

A Covid-19 pode aumentar os casos da cardiomiopatia de Takotsubo, também conhecida por síndrome do coração partido, um problema que causa sintomas parecidos com os do infarto. Como mostra VEJA Saúde , uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que o número de pessoas com essa síndrome saltou de 1,7% para 7,8%, em análise de dados de 258 pacientes. Uma das explicações para isso, segundo Antonio Eduardo Pesado, cardiologista do Hospital Albert Einstein, está no fato de o organismo passar a produzir mais adrenalina em situações de tensão intensa, alterando o funcionamento do coração. A boa notícia é que há tratamento para a síndrome e ela dificilmente deixa sequelas.

publicidade
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário