Quase 900 mil pessoas, a maioria mulheres e crianças, tiveram que fugir por causa dos últimos combates no país; secretário-geral contou a correspondentes que "esse pesadelo humanitário" tem que acabar.
Iniciativa da OIM inclui coordenação transfronteiriça, treinamentos e simulações para funcionários do governo; de acordo com Organização Mundial da Saúde, até a manhã desta sexta-feira em Genebra, haviam sido confirmados 75.567 casos do Covid-19 na China, com 2.239 mortes.
Agências de auxílio estão apreensivas com impacto da violência sobre áreas com deslocados; forças do governo avançam em direção a Idlib, considerado o último grande reduto rebelde no país.
Policial Darilene Monteiro conta que muitos centro-africanos perguntam a ela sobre futebol e a vida no Brasil; ela afirma que a presença de uma mulher ajuda na prevenção de conflitos e na promoção do diálogo com a população.*
Secretário-geral citou a experiência de seu país de origem, Portugal, ao falar de movimentos de libertação em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique; Comitê lida com casos de pelo menos 17 territórios.
Diversidade linguística está sendo ameaçada com desaparecimento das línguas e falta de acesso à educação no idioma original; mundo digital abriga menos de 100 línguas; secretário de Cultura da Guiné-Bissau fala à ONU News sobre planos de tornar o crioulo, língua oficial.
Neste #DestaqueONUNews, vamos conhecer duas línguas locais na Guiné-Bissau e no Timor-Leste, no Dia Internacional da Língua Materna. Você vai saber mais sobre o apelo para um cessar-fogo na Síria; e no final: a primeira policial brasileira na Missão de paz da ONU na República Centro-Africana.
Autoridades continuam investigando atentados na cidade de Hanau; atirador entrou em bares disparando a esmo; pelo menos cinco vítimas tinham cidadania turca; mídia local fala em crime xenófobo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário